TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA LÓGICA DO PENSAMENTO

Resenha: ESTRUTURA LÓGICA DO PENSAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

ESTRUTURA LÓGICA DO PENSAMENTO

Comparação da cultura Na’vi com a Humana;

Interesses dos humanos e dos na’vis em Pandora;

Importância sociocultural de Pandora para os na’vis e para os seres humanos;

Diferenças e semelhanças entre as duas culturas.

• Comparação da cultura Na’vi com a Humana

Esta relação vinculava o ser humano com o meio ambiente em seu redor, respeitan­do,retirando dele o necessário, mas não o concebendo como propriedade sua. Para essas sociedades, como por exemplo as tribos índígenas, a Natureza era uma entidade viva que proporciona alimento, abrigo e mesmo a capacidade de regenerar em vários níveis as pessoas.

• Interesses dos humanos e dos na’vis em Pandora

O que percebe é o que move os homens é a ganância, a procura de riquezas que faz com que não olhem a meios para procurarem atingir o seu objetivo. Assim sendo, não têm problemas nenhuns em devastar florestas inteiras e eliminar animais para acederem ao precioso (para os humanos) minério.

Os Na’vi possuem uma visão diferente, a sua relação com a Natureza é estreita, eles consideram uma entidade viva. Todos os seres têm o seu papel. A sua ligação chega a tal ponto que, com a ajuda de todos eles conseguem não só comunicar com os seres viventes de Pandora, como também senti-los. Eles não se concebem como donos do planeta, mas sim como sendo parte dele

Todos os seres humanos, individual e colectivamente, têm um dever a cumprir de acordo com a sua própria natureza.

• Importância sociocultural de Pandora para os na’vis e para os seres humanos

No filme revela este momento marcante a ligação forte entre os nativos e a natureza, sendo uma lição para compreendermos que nesta relação entre os seres humanos e a natureza, somos nós que precisamos da natureza para sobreviver e não o contrário.

Os Nativos defendem acima de tudo seu próprio povo, seus animais e sua terra. É interessante ver como eles todos parecem ser uma grande família apesar de não ter laços sanguíneos. Eles tinham um jeito deles de “ver” tudo o que acontecia, agradeciam aos animais que caçavam por fornecer seu alimento, todas vez que pegavam energia de algum lugar a devolviam porque aquela energia não era deles e muitas outras coisas. É impossível não ver o respeito que eles tinham por sua natureza e como a reverenciavam, o que hoje para nós seres humanos é muito incomum.

Acho que é justamente isto que nos falta, amor pela vida de nosso planeta.

• Diferenças e semelhanças entre as duas culturas

É preciso rever conceitos, práticas, posturas e atitudes em relação ao nosso planeta Terra, mas sei também que ainda é possível uma mundança de vida comprometida com as causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com