TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: "COM NOVO CEO, MICROSOFT TEM QUE ENCARAR MUNDO PÓS-PC"

Trabalho Universitário: ESTUDO DE CASO: "COM NOVO CEO, MICROSOFT TEM QUE ENCARAR MUNDO PÓS-PC". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 PESQUISA DE MERCADO 7

2 MARKETING 8

3 NEGOCIAÇÃO 10

4 CONCLUSAO 11

5 BIBLIOGARFIA 13

1 PESQUISA DE MERCADO

1.1- Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

No mercado atual as transformações de informação e produtos vêm acontecendo com muita rapidez sendo assim a Microsoft poderia buscar conhecer as necessidades dos consumidores para oferecer produtos que atendam a suas necessidades, esse é um grande diferencial competitivo, a pesquisa é o ponto de partida não só para o marketing como também para o planejamento estratégico da empresa que busca formar a criar valor a clientes, desenvolvendo estratégias no nível tático que visa programar e controlar todo o processo, acompanhando e avaliando resultados, melhorando sua estratégia, ou seja, ela levará a empresa a reconhecer que os clientes em qualquer mercado normalmente diferem em suas necessidades, desejos, percepções e preferências.

1.2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Acredito que a empresa acabou se acomodando devido à aceitação dos seus produtos no mercado, com isso no decorrer do tempo à empresa acabou ficando “estagnada” faltou um olhar critico para o que acontecia no ambiente externo, quais as mudanças e perspectivas de mercado, quais eram as ações dos concorrentes, como estava o perfil dos consumidores bem como suas expectativas e com isso tomar ações voltadas ao desenvolvimento e ou aprimoramento de produtos.

2 MARKETING

2.1- Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

Com a análise de concorrência é possível visualizar os pontos fortes e fracos da organização e este visa trazer informações para que os pontos fracos possam ser minimizados, pois o negocio que não se destaca dos demais pode acabar sufocado perante o mercado, sendo assim com o posicionamento de mercado é possível identificar as expectativas do publico alvo desenvolvendo uma estratégia de diferenciação de produtos onde o consumidor analisa e compara os produtos definindo o que lhe é melhor.

2.2- Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado pode ser algo tangível não necessariamente precisa ser físico. O produto deve, obrigatoriamente, ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro das suas expectativas e satisfazer suas necessidades.

De acordo com (Griffin, 2001, p.228) Produto é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram. Primeiramente, eles podem consistir de atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis, como aqueles associados aos serviços, ou uma combinação de tangíveis e intangíveis.

2.3 - Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

As principais ferramentas que compõem o Mix de Comunicação são:

a) Propaganda - Propaganda é a técnica de comunicação de massa paga, tem como objetivo fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas aos anunciantes, geralmente utilizada para vender produtos ou serviços podendo se utilizar das mídias eletrônica, impressa, externa e alternativa. A propaganda apresenta uma promoção de ideias, mercadorias ou serviços. Faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante.

b) Relações Públicas - É uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.

c) Venda Pessoal – esta diretamente relacionada ao contato, interação face a face, dialogo, customização atinge um numero mais limitado de pessoas, busca cativar e até fidelizar clientes com programas de pós vendas.

d) Marketing Direto - É uma ferramenta de comunicação que procura atingir o consumidor de forma específica, direta e interativa, de maneira inovadora, para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer localização. Para ser eficiente é preciso atingir os 3 O’s Organização do Mailing “definição de publico alvo, Oferta diferenciar e personalizar, Operação criação e execução da Organização mailing e oferta. As principais ferramentas são - Mala Direta, Catálogo / Encartes, Telemarketing, E-mail marketing

e) Promoção de vendas e merchandising - a promoção de vendas é um conjunto de técnicas de incentivo, impactante de prazo determinado, objetivando estimular a compra/venda mais rápida e/ou maior volume de produtos ou serviços. São características da Promoção de Vendas: Agregar benefício extra ao produto, Tempo determinado, Ser impactante, Objetivo específico, Envolver diferentes públicos específicos.

f) Eventos - É uma maneira interativa de apresentar a instituição, seus produtos e serviços com muito mais qualidade e informação que qualquer outro meio permite. Podemos dividi-los em 5 tipos básicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com