TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA NA CIDADE DE CUITÉ-PB APÓS IMPLANTAÇÃO DO CES

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO SOBRE GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA NA CIDADE DE CUITÉ-PB APÓS IMPLANTAÇÃO DO CES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO SOBRE GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA NA CIDADE DE CUITÉ-PB APÓS IMPLANTAÇÃO DO CES

Elinalda SANTOS; Alzeni DAMÁSIO; Macaulay MARTINS

(1) Universidade Federal de Campina Grande, sítio Olho D’água da Bica, S/N, Cuité-PB , e-mail: elinalda-ufcg@hotmail.com,br

RESUMO

O presente artigo leva em consideração o desenvolvimento econômico a partir da geração de novos empregos na região após implantação do CES, visto que há melhorias em todos os setores empregatícios da cidade. O fator que justifica a necessidade desse estudo é a abordagem da teoria do crescimento endógeno que considera os recursos locais como os principais impulsionadores do desenvolvimento de uma região. O presente trabalho procura, através de pesquisa bibliográfica, levantar indicadores a fim de modelar a pesquisa.

Palavras-chave: Expansão universitária, impactos socioeconômicos das universidades, empregos.

ABSTRACT

This article takes into consideration the economic development from the generation of new jobs in the region after the implementation of the ESC, since there are improvements in all sectors of employment in the city. The factor that justifies the need for this study is the approach of endogenous growth theory that considers local resources as the main drivers of development of a region. This paper seeks, through literature, raise indicators in order to shape the research.

Keywords: university expansion, socio-economic impacts of universities, jobs.

1 INTRODUÇÃO

O Ensino Superior alcançou a partir dos anos de 1990 uma intensificação da oferta e ampliação de vagas. Esta expansão, apesar de predominante no setor privado, se destaca também no setor público de forma mais tímida, tais como a criação de novos campi e cursos IFES, e de forma menos evidente nas universidades estaduais (ANDRADE, 2008).

Desde 2001, o Plano Nacional de Educação (PNE) tem como por objetivo elevar globalmente o nível de escolaridade da população, melhorando a qualidade do ensino desde o básico até o superior e reduzir as desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência na educação e democratizar a gestão do ensino público.

Com intuito de cumprir as metas do PNE, a UFCG, lançou um projeto de expansão. Para isso, analisou as diferentes regiões do estado e, a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão, pretendia-se melhorar a qualidade de vida da população e aproximar os jovens e a comunidade do ambiente acadêmico. A partir deste projeto, chega então a cidade de Cuité o Centro de Educação e Saúde (CES), localizado no Olho D'Água da Bica a 2km do centro da cidade, trazendo consigo fortes impactos e benefícios a nossa região.

Para Liberato apud et al (2008) a universidade assume importância estratégica no processo de desenvolvimento. As suas atividades passam a ser uma força de atração de consumidores e empresas, contribuindo para gerar um crescimento econômico-social local/regional mais acelerado.

Rolim (2005) apresenta dois tipos de impactos das universidades sobre as regiões em que elas estão inseridas: os efeitos sobre fluxo de rendas locais denominados efeitos para traz e os efeitos na perspectiva do conhecimento, denominado de efeito para frente. O efeito para traz pode ser analisado através do impacto sobre as famílias (no sentido da melhoria de renda e emprego e seus efeitos multiplicadores), impacto sobre os governos locais (possibilidade de aumento de arrecadação e de realização de mais despesas de infra-estrutura), e impactos nas empresas locais (através do aumento da demanda para seus produtos, na disputa por mão-de-obra e outros fatores de produção). Quanto ao efeito para frente, como sendo o impacto do conhecimento.

“A universidade pode ser considerada como um dos fatores de transformação do espaço sócio-econômico de uma região, dada a sua influência através do ensino, pesquisa, extensão e serviços à comunidade, na alteração do seu processo produtivo, tanto na especialização e consolidação de determinados setores, quanto na absorção de mão-de-obra qualificada.”

(MANOLESCU, 2008, p.3)

No presente artigo daremos ênfase ao estudo dos impactos trazido a Cuité a partir da geração de empregos diretos e indiretos criados após a implantação do CES na região.

2 METODOLOGIA

Os Este trabalho foi desenvolvido a partir do levantamento bibliográfico sobre expansões universitárias, desenvolvimento regional/local, universidade e impacto sócio-econômico.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A chegada de um campus universitário possibilita a uma cidade grandes avanços na economia local e em Cuité não foi diferente. É notável o crescimento na cidade. Há melhorias em todos os setores: educação, saúde, gestão pública, comércio e principalmente na geração de empregos.

Mediante levantamento bibliográfico foi-se observado que o impacto do CES sobre a economia local é de extrema evidência. A quantidade de pessoas que se deslocaram de suas cidades para estudar e até mesmo trabalhar é um dos fatores determinantes para tal crescimento. Com isso houve aumento na quantidade de alugueis, crescente valorização de terrenos e casas, aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com