TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA POLITICA SOCIEDADE

Trabalho Universitário: ETICA POLITICA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  2.029 Visualizações

Página 1 de 3

A Inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.A inflação pode ser dividida em:

Inflação de Demanda- É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.

Inflação de Custos- É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento.

nIndices de Inflação-A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

EXEMPLO DE INFLAÇAO : São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve alta de 0,38% na primeira prévia de outubro, variação que é 0,08 ponto percentual acima da registrada no fechamento de setembro (0,30%). Quatro dos oito grupos pesquisados apresentaram acréscimos, com destaque para alimentação que subiu de 0,14% para 0,41%.

TAXA DE JUROS

A taxa básica de juros corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funcionando como taxa de referência para todos os contratos. É também a taxa a que um banco empresta a outros bancos.

A taxa preferencial de juros é a taxa de juros bancária cobrada dos clientes preferenciais, isto é, aqueles que têm as melhores avaliações de crédito. Geralmente a taxa preferencial supera em alguns pontos a taxa básica. Exemplo:O mês passado foi o maior patamar desde maio de 2012,quando estava em 37,1% ao ano.Esse aumento dos juros bancários ocorreu após ter havido um ciclo de alta dos juros na economia para tentar abater o crescimento da inflação, desde então, os juros básicos subiram 3 vezes, passando de 7,25% para 9% ao ano uma elevação de 1,75% por percentual.

TAXA DE CAMBIO

A taxa de câmbio pode ser definida em termo direto ou em termo indireto. A taxa de câmbio está definida em termo direto quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional (exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma direta para os habitantes da zona euro, ou está definida de forma indireta para os habitantes dos EUA).

A taxa de câmbio está definida de forma indireta quando exprime o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira (exemplo: taxa de câmbio EUR/USD está definida em termos indireta para os habitantes da zona euro, pois exprime o preço de uma unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar) (exemplo: taxa de câmbio EUR/USD está definida em termos indiretos para os habitantes da zona euro, pois exprime o preço de 1 unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar).

Medidas descritivas

Medida de tendência central corresponde à extensão na qual todos os valores de dados se agrupam em torno de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com