TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica

Dissertações: Economia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

2013

Atividade 1

1. A analise macroeconômica estuda o comportamento dos agregados macroeconômicos, focalizando a sua evolução. É por tanto uma projeção.

Contabilidade social é o registro contábil da atividade produtiva de um país num período de tempo. São valores já realizados.

2. Produto: PN = ∑ pi.qi ;

Renda: RE = w + j + a + l ;

Despesa = C + l + G + (X-M)

3. A receita fiscal do governo compreende:

Impostos indiretos que incidem sobre transações com bens e serviços, como IPI, ICMS, ISS;

Impostos diretos que incidem sobre a renda e a propriedade das pessoas físicas e jurídicas, como Imposto de renda, IPTU, IPVA;

Contribuições à previdência tanto dos empregados como dos empregadores;

Outras receitas, como taxas, multas, pedágios.

Os gastos do governo são classificados em: Gastos dos ministérios e autarquias que é total de despesas correntes ou de custeio e despesas de capital;

Gastos das empresas públicas e sociedades de economia mista. Como a receita dessas organizações resulta da venda de bens e serviços ,como as empresas privadas, nas contas nacionais, são consideradas no setor privado e não no setor público. A Caixa Econômica Federal é considerada uma empresa pública e a Petrobrás, de economia mista;

Gastos com transferências e subsídios. Transferências e subsídios não são computados como parte da renda nacional. São apenas transferências do setor público para o setor privado. As transferências são aposentadorias, pensões, bolsa de estudo, programas sociais, como bolsa-família, seguro desemprego. Subsídios são benefícios às pessoas jurídicas, como redução ou isenção de impostos indiretos. Têm objetivo de incentivar a produção de determinados bens e serviços.

4. Superávit ou déficit primário quando se calcula a diferença entre arrecadação e gastos no período, excluindo os juros das dívidas internas e externa.

Superávit ou déficit operacional quando se calcula a diferença entre arrecadação e gastos no período incluindo o gasto com juros reais (sem correção monetária ou cambial);

Superávit ou déficit nominal quando a diferença entre arrecadação e gastos inclui os juros nominais (com correção monetária ou cambial).

5. Primário: Exclui os juros das dividas internas e externas.

Operacional: Inclui gastos com juros reais (sem correção monetária ou cambial).

Nominal: Inclui juros nominais (com correção monetária).

6. Renda Nacional a Custo de Fatores(RNLcf) = salários + lucros + juros + aluguel.

Produto Nacional Líquido a preço de mercado (PNLpm) = RNLcf a custo de fatores + impostos diretos - subsídios.

7. Renda Pessoal Disponível = RNLcf - lucros retidos pelas empresas - impostos diretos - contribuições previdenciárias – outras receitas do governo + transferências de governo.

Carga Tributária Líquida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com