TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçaõ Fisica

Artigo: Educaçaõ Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

HOCKEY

Karen Assumpção

Lucélia Ximenes

Luis Pimenta

Thyrso Alvarenga

1. Histórico

O Hóquei é um esporte olímpico que pode ser jogado no gelo, em grama ou em quadra. A primeira modalidade de Hóquei que surgiu foi em campo, também chamado de em grama, que é praticado por duas equipes de 11 jogadores cada. O esporte é praticado conduzindo a bola com um stick, nome dado ao taco que cada jogador possui em tal esporte, e tem como objetivo fazer o maior número possível de gols. Embora a tradição dessa prática remonte aos persas milênios atrás, o esporte é atribuído aos ingleses do final do século XIX. O desporto se popularizou nas colônias britânicas e, hoje, é praticado em todos os continentes. Todavia foi a categoria sobre o gelo que se tornou mais famosa no mundo. O Hóquei sobre o gelo surgiu no Canadá como uma variante do Hóquei em campo. Soldados britânicos fizeram os primeiros jogos sobre rios e lagos congelados no rigoroso inverno canadense. O primeiro joga em local fechado só foi realizado em 1875 em Montreal. Dois anos depois, foram elaboradas as regras para o esporte. Como o desporto foi transferido da grama para o gelo, algumas adaptações foram necessárias. A bola de borracha foi substituída por um disco de madeira e cada equipe passou a contar com nove jogadores. O sucesso foi rápido e várias equipes foram criadas no Canadá no decorrer da década de 1880. Em 1898. O esporte havia começado a ser praticado nos Estados Unidos três anos antes. Em 1920 começou a ser disputado o campeonato mundial de Hóquei no gelo, que tem como maiores campeões o Canadá, a União Soviética e a Suécia. O Hóquei no gelo é o principal esporte do Canadá e muito popular nas regiões nordeste e centro-norte dos Estados Unidos. É muito admirado, sobretudo, em países de clima frio como Suécia, Rússia, República Checa, Finlândia, Eslováquia, Eslovênia e Letônia, mas também é praticado em países de clima temperado, tendo em vista que para praticar o Hóquei basta haver uma arena especializada.

2. Regras

Hockey no gelo

• Uma partida de hóquei possui três tempos de 20 minutos cada um, havendo dois intervalos de 15 minutos entre cada um deles.

• O gol não é considerado quando é feito com as mãos, os pés ou a parte de cima do bastão. Cada gol marcado vale um ponto.

• O jogo começa em um momento denominado face-off. Nele, os jogadores de ambos os times se posicionam uns à frente dos outros. O árbitro, então, joga o disco, permitindo às equipes que elas comecem a disputa pela posse de tal disco

• Em uma partida de hóquei, é comum que haja conflitos físicos entre alguns jogadores. Nesses casos, cabe ao juiz suspender os jogadores por 5 minutos ou definitivamente da partida, de acordo com a gravidade dos atos.

• Offside: É o momento em que um jogador se encontra dentro da linha azul de ataque e antes do disco. Quando isso acontece, o árbitro para o jogo e é feito um outro face-off.

• Icing: É o momento em que um jogador tenta marcar um ponto golpeando o disco estando atrás da linha vermelha central de ataque. Nesse caso, cabe ao árbitro parar o jogo e ordenar um outro face-off.

• A equipe vencedora é aquela que conseguir conquistar mais pontos ao fim do jogo.

Hockey na grama

1-O hóquei é um jogo disputado em um campo de grama ou de material sintético de 91m de comprimento por 55m de largura, com dois tempos de 35 minutos. Os jogadores utilizam um bastão, geralmente feito de madeira, que pesa entre 350g e 700g e não pode ultrapassar 5 cm de diâmetro. A bola, feita de plástico e cortiça, pesa cerca de 160g e tem diâmetro de 3 cm.

2- As traves do gol medem 3,66m de largura por 2,10m de altura. Em volta delas está demarcada a área - um semicírculo a 14,63m de distância máxima da linha de fundo. O gol só é válido se marcado de dentro dessa área, chamada striking circle. Os jogadores não podem levantar o bastão acima dos ombros nem mover a bola com as mãos ou pés

3- As faltas são punidas com tiros livres do lugar onde foram cometidas. Assim como no futebol, faltas cometidas dentro da área são punidas com pênalti: tiro livre do qual só participa o cobrador e o goleiro da equipe adversária.

4- Proteger a bola com o corpo só é válido quando se conduz a bola, ou seja, quando o jogador tem a posse e está colocando a bola em movimento. Desta forma, todos os atletas têm a mesma chance de ter o controle da bola, quando há um drible ou um passe.

5-- Os jogadores também não podem tocar a bola com nenhuma parte do corpo (só o goleiro tem a permissão de tocar a bola com as mãos e pernas), usar o taco de maneira perigosa e lançar a bola na direção de outro jogador.

6- Quando é marcada uma infração, o time que a sofreu tem direito a um tiro livre do lugar onde esta foi marcada. No entanto, se a falta acontecer dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com