TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Casos: Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no respectivo conselho (Confef/Crefs). Para lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio é necessário o diploma de licenciatura.

Dúvida do vestibulando

Educação Física ou Esporte?

Quem se forma em Educação Física tem matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte atua, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes nas modalidades esportivas.

Mercado de Trabalho

Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, órgão internacional que congrega clubes de esporte e fitness, entre 2007e 2010 o número de academias duplicou no Brasil. Hoje, passam de 17 mil estabelecimentos. Nessas academias e em outras iniciativas de promoção do condicionamento físico, como centros de convivência, estima-se que quase 4 milhões de pessoas se exercitem diariamente. Isso demonstra o bom momento por que passa o mercado para o profissional em Educação Física, movido pela preocupação generalizada da população com o bem-estar e a saúde."Nos anos 1980, o mercado oferecia oportunidades fundamentalmente em escolas", diz Vagner Roberto Bergamo, coordenador do bacharelado e da licenciatura em Educação Física da PUC-Campinas. " Depois, as contratações começaram a crescer nas prefeituras, nos clubes e nas academias." Existe também chance em grandes empresas, que criam programas de qualidade de vida para os funcionários, em clínicas e hospitais, que contratam o educador físico para tratar do condicionamento físico dos pacientes, e em hotéis, resorts e spas, que demandam o profissional para dar aulas e atuar na recreação de crianças, jovens e adultos. Afora esses locais tradicionais, o profissional pode atuar como personal trainer. A área de ensino (Fundamental e Médio), no entanto, ainda é a que concentra as maiores oportunidades de trabalho formal. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas. Mas no Nordeste o setor de turismo absorve muitos profissionais, para trabalhar em hotéis ou como guias em turismo de aventura, coordenando e organizando a prática de esportes na natureza, como rapel, escalada e trekking.

Salário inicial: R$ 1.518,00 (São Paulo-SP); R$ 1.180,00 (demais municípios - SP); fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo.

As melhores escolas

5 estrelas

DF Brasília UnB. MG Belo Horizonte UFMG. Viçosa UFV. PR Curitiba UFPR. RN Natal UFRN. RS Porto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com