TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação No Brasil

Exames: Educação No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 7

São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as crianças que se encontram no ensino fundamental e não dominam habilidade de ler e escrever. Esse fato é resultado direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.

As avaliações implantadas pelo governo para avaliar a educação brasileira apresentam números desanimadores, isso se tornou uma situação insustentável que não pode continuar. Segundo dados do governo hoje, no Brasil, de 97% dos estudantes com idade entre 7 e 14 anos se encontram na escola, no entanto, o restante desse percentual, 3%, respondem por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula.Isto, faz com que a taxa de analfabetismo e pessoas despreparadas ingressem no mercado de trabalho sem qualificação nenhuma.

Uma das medidas do governo em relação ao despreparo educacional é a criação de novos cursos profissionalizantes, a fim de dar algum preparo para alguns desses seres humanos possam se sentir útil na sociedade. Apesar de ser uma forma, de certa forma “enganar” a população mostrando realizações de que eles se importam com a educação tarde de jovens e adultos, acabando sendo uma grande ajuda para essas pessoas almejem a posteriormente crescer profissionalmente, e quem sabe recuperar uma grande parte dos estímulos que lhes foi tirada.

Apesar da ajuda que os cursos profissionalizantes fornecem isso não resolvem os inúmeros outros problemas que os alunos enfrentam para adquirir um benefício incalculável. A fraca infraestrutura mostrada nas escolas, decorrentes de falta materiais escolares, profissionais qualificados, baixa presença dos pais nas escolas, entre outros provocam um desestimulo nos alunos.

Algumas das medidas que o governo se convence, e acaba por iludir pais e alunos a aceitarem como uma medida compensadora são a bolsa família e a bolsa escola. Esses programas sociais fazem com que pais e alunos tenham um objeto completamente contrario ao de ir à escola. Muitos pais acabam estimulando ou até mesmo forçando seus filhos a frequentarem as escolas, não para receber educação, mas para receber um apoio financeiro do governo. Quem acaba ganhando com isso são os governantes através de campanhas políticas para se favorecerem e alienando a mente da população fazendo-os acreditar que isso é um estimulo suficiente para manter as crianças e adolescentes nas escolas

Muitas vezes, o que é de se chamar a atenção, é que grande parte dessas culpa recai sobre os profissionais docentes. Mais uma tática do governo para se isentar da culpa. Muitos professores demonstram e realmente se preocupam em fazer valer a educação por eles lecionada. Mas devido a altas cargas horárias e baixos salários professores acabam migrando para o setor privado por sua eminente desvalorização como profissional, alem do fato dos professores trabalharem em péssimas condições nas escolares. Faltam bibliotecas, laboratórios de ciência e de informática em grande parte das escolas da rede pública da educação básica. Metade dos professores leciona em escolas sem bibliotecas, segundo dados, quatro em cada cinco atuam em escolas sem laboratório de ciências, e três em cada quatro professores estão em escolas que não possuem laboratório de informática. A ausência de recursos didáticos dificulta o aprendizado, e ai acontece à decadência da escolaridade, e vem daí o que dizem que escola pública não presta.

Mas não são só fatores internos que afetam a vida de um estudante. Fatores externos, mesmo que indiretamente também afetam. Um deles é o transporte. A precariedade dos transportes hoje no Brasil acaba dificultando a locomoção de muitos estudantes, onde a grande maioria não possui meios de locomoção próprios para chegar a suas escolas. Muitos necessitam pegar vários ônibus para está viagem, alem do fato de muitos desses transportes se encontram em superlotação, devido a falta de mais ônibus para passar em varias regiões.

É realmente clara a situação que a educação passa neste país. Isto mostra uma péssima gestão por parte de nossos governantes. E, em relação a isso a maior preocupação do governo aconteceu, a população acordou!.Não é de hoje que grandes mobilizações dos estudantes acontecem, pedindo melhorias na educação. Uma delas era um maior investimento por parte do governo para educação, grande parte deles universitários reivindicando 10% do PIB sejam diretamente destinados a educação. Nada mais que justo, pois o governo desvia bilhões de reais anualmente, alem de gastos superfulos de governantes que recebem altos salários para não melhorar a vida da população.

No ano de 2013, ações por parte do governo com o objetivo de explorar a classe trabalhadora, provocaram uma imensa onde de manistações que pararam o país. Grande parte dos manifestantes são estudantes, que apoiados pelo resto da população ganharam e ganham força nas ruas mostrando, que realmente tem força neste país. A pressão em cima do governo foi tão grande, que nossa presidenta rapidamente se viu ameaçada e obrigada a agir. A mesma propôs medidas a fim de atender melhorias exigidas pelos reivindicantes.

Em relação a educação, muitas propostas entraram em pauta e estão ganhando força para serem definitivamente aprovadas, como: o PNE, reforma do ensino médio, iniciativas para erradicar o analfabetismo, entre outros

A reforma do ensino médio é uma das principais questões a serem discutidas, devido o ensino médio ser gargalos do sistema educacional Brasileiro. Segundo o relatório do movimento Todos pela Educação revelam a falência do Ensino Médio no Brasil. O estudo informa que apenas 10% dos alunos terminam o curso dominando o conteúdo de Matemática. Em Português, o desempenho é melhor, mas ainda insuficiente: 30% dos estudantes aprendem adequadamente a disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com