TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Nos Presidios

Artigos Científicos: Educação Nos Presidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Através da disciplina Fundamentos teóricos da Educação: Projetos Educacionais na Empresa pude obter um olhar crítico e o estudo da evolução da educação, do ensino e das práticas pedagógicas desde a era primitiva, na qual não se imaginava que houvesse educação até os dias atuais.

Na era primitiva, apesar de não haver escola o processo de educação já existia, porém não acontecia de maneira sistematizada, mas o simples fato de se tentar ajustar a criança ao seu ambiente físico e social através da imitação e das cerimônias que tinham grande valor social, não deixando de se concretizar em atos educativos. Além disso, nas sociedades primitivas a educação informal estava ligada às necessidades básicas e a aquisição de experiências de suas gerações passadas trazia como objetivo padronizar o indivíduo e permitir a sua inserção na sociedade o que não deixava também de ser transmissão de conhecimentos.

Os primeiros estágios de transição da sociedade primitiva para a civilização se caracterizaram pela substituição da organização genética por uma organização política e a necessidade de dominar línguas, na qual fez com que a educação girasse em torno da formação de uma linguagem e de uma literatura.

Já a educação grega traz um novo conceito de educação rompendo totalmente com as dos períodos anteriores, tendo como característica principal uma educação liberal, trazendo como ideais conceitos de liberdade política, a idéia de educação para a cidadania, desenvolvimento intelectual da personalidade, revelando ai problemas que até hoje repercute em nossa educação de hoje. A educação romana centralizava na formação do caráter moral das pessoas, baseava-se com ênfase nos direitos e deveres, porém para se possuir direitos o cidadão romano deveria ter uma série de aptidões e virtudes, se contrapondo a educação grega que pregava a liberdade. Porém, toda essa nova forma de educação grego-romana esteve a ponto de ser destruída no período medieval, pois durante todo esse período predominou uma concepção de educação que se opunha ao conceito liberal e individualista dos gregos e ao conceito de educação prática e social dos romanos. O ideal educativo do cristianismo centra-se no aspecto da formação moral do individuo, baseados em aspectos cristãos, porém tal ideal tem seu fim com o renascimento que trazia como filosofia a busca de uma nova educação, no qual o aluno deixasse de ser um ser passivo. Procurava-se estimular a atividade espontânea ao invés de encher-lhe a cabeça com palavras. Portanto, o professor, ao invés de dizer tudo ao aluno, deve mostrar-lhes as coisas, torna-las agradáveis para que ele aprenda a discernir e a escolher por si mesmo seu próprio caminho. Sendo assim, essa preocupação destinada a formar o juízo pratico dos jovens para as coisas da vida coincide com as preocupações educativas de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com