TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação espartana e moderna

Artigo: Educação espartana e moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema educacional Grego ( IM ) preocupava-se tanto com o intelecto como com a beleza do corpo ( exercícios diários ), isso nós herdamos de lá.

O regime democrático que hoje fazemos parte graças aos ateniense,as ciências puras, tal como a matemática, as ciências aplicadas muito usadas hoje em nossos dias,o teatro,a tragédia ( peça teatral que termina em acontecimento funesto ), a comédia ( ato artístico para despertar o riso ), a sátira ( composição poética que denuncia, ridiculariza ou censura defeitos ou vícios de uma pessoa ou de uma época ).

Herdamos também a pedagogia que nasceu na Grécia, porém a Educação Grega foi dividida em quatro períodos, um dos mais marcantes foi o Arcaico que nos legou o alfabeto fonético, muito usado na arte e na literatura, além do progresso econômico e o trabalho de urbanização.

Também temos da Idade Média ( Educação Espartana ) o militarismo ou seja atividade militar. Porém hoje na “Idade Moderna” os homens não são levados ao Flagelo Público por não cumprirem seus deveres, e o serviço de segurança estadual em parte só a partir dos 18 ou 21 anos de idade.

Continuando o relato acima,os meninos hoje tem direito a educação e ao laser, mesmo que alguns ainda sejam levado ao trabalho cedo por motivos pessoais e familiares,.mas não obrigatoriamente como era antes.

A educação militar feminina teve seu período inicial em Esparta, e ainda hoje em uso por algumas mulheres, outras só a defesa pessoal e os esportes olímpicos. Porém hoje as mulheres não são obrigadas a se dedicar ao militarismo como era antes em Esparta por ordem dos seus legisladores, esses faziam com que os maridos as incentivassem insurgência ( revolta,rebelião ).

As mulheres hoje são valorizadas diferentemente em diversos aspectos, contrariando a Idade Média em Esparta, em que as mulheres tinham que ter filhos saudáveis para o militarismo e defesa das ditas terras para serem valorizadas. Resumo da Educação em Esparta ( Obediência e Militarismo ).

Contrário ao período Medieval Ateniense em que só as ricas recebiam educação, e os menos favorecidos foram marcados por terem que começar a aprender uma profissão logo aos 13 anos, Na Idade Moderna, independente da classe ou nível social, todos tem direito a educação.

A mulher hoje tem direito a educação integral com direito de escolha em relação ao seu modo de viver, não estando sujeita a ter um marido pelo qual ela deva se dedicar totalmente renunciando seus interesses,pois assim era antes na Idade Média em Atenas.

Ainda hoje, temos o Método de Memorização que veio da Educação Helenística, e muito em prática hoje.

Temos também as universidades, e o crescimento das cidades começado na Idade Media com o desenvolvimento agrícola que acabou com boa parte do feudalismo. Herdamos também escola paroquiais da Idade Média, a Teologia ( doutrinação em relação as coisas divinas e de Deus ), a gramática retórica e dialética, a geometria a astronomia e a música.

Graças ao Modernismo Educacional pode-se observar transformações diversificadas no meio educacional no que se refere as leis educacional d’aquela época. Uma grande prova disso foi um fato ocorrido na escola em que o professor Teobaldo Epifânio lecionava, o aluno Atanagildo portador de necessidades especiais, ao ouvir o que o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com