TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação sociológica no Brasil

Artigo: Educação sociológica no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão

"Se agimos, somos responsáveis pelo que se realiza através de nossa ação; se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que não fizemos."

Agnes Heller

Vivemos em sociedade e em meio á essa sociedade de diferentes etnias e classes econômicas, nossas ações é o que nos faz responsáveis pelo que somos ou desejamos ser, afinal, se nos demonstrarmos sem educação, mal humorados e inconsequentes nossas atitudes farão mal aos que estão em nossa volta, mas farão mal á nos mesmos também.

É necessário sermos conscientes de nossos atos, tentarmos mudar as pessoas não é o correto e sim mudar ações que levam á consequências que irão afetar e farão pessoas e a si próprio sofrer. Batalhar e sempre pelo bem geral da humanidade e da sociedade que nos rodeiam.

Considerações finais

Elaborem dois ou três parágrafos com considerações finais do grupo sobre a ATPS. Nessas considerações, vocês podem falar, a partir do apresentado anteriormente, sobre a importância das práticas que envolvem a importância da Sociologia da Educação e os conceitos de ensino, sociedade e cultura.

O mundo passa por um processo de transformações muito rápidas que foram inauguradas há poucas décadas. A revolução tecnológica, com a introdução em escala crescente, da informática, da robótica, das experimentações genéticas, das telecomunicações, tem mudado bastante a vida das pessoas.

Essas

mudanças também afetam a forma como o homem produz os bens necessários para a sobrevivência. As conquistas científicas, infelizmente, não são apropriadas por toda a humanidade.

Isso tem causado o aumento das desigualdades sociais e no Brasil podemos perceber bem exemplos dessas contradições.

Como resolver essa situação? A primeira vista, e isolados, parecemos impotentes para resolver problemas tão grandiosos. Contudo, conscientes e organizados, podemos influir e contribuir para construção de um mundo justo e melhor de viver.

Com a educação podemos ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna e cooperativa, onde soluções para problemas sociais do nosso país sejam encontrados de forma coletiva.

Finalmente, através do estudo da Sociologia da Educação os professores podem ser alertados para a importância das diferenças culturais. Assim, a pedagogia da sociologia da educação poderá encontrar uma forma de unir o domínio pessoal e a estrutura social, onde pais e alunos venham a contribuir para um mundo educativo.

“ O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabe-la sem ir a escola, começando por observar a matéria bruta que está representada.”

Emile Durkheim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com