TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de pergunta e resposta: o racismo e o darwinismo social

Por:   •  7/6/2017  •  Ensaio  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO

A1 DE SOCIOLOGIA

QUESTÃO SOBRE O RACISMO

BIANCA MACIEL 04

DANIELLY COSTA 08

FELIPE PIOLI 10

GUSTAVO TAZAWA 13

SILVIA GALINDO 29

SÃO PAULO

2017


Em meados do século XIX, surgiu o darwinismo social, que afirmava superioridade tecnológica entre diferentes civilizações ao aplicar a teoria da evolução numa escala social. Entretanto, essa teoria foi mal interpretada, sendo usada como base para a afirmação de que sociedades são superiores a outras no sentido cultural.

O racismo tem início como um conceito científico de que a espécie humana é subdividida em raças e que os atributos de cada uma fazem com que determinada raça seja superior a outra. Felizmente, esse conceito caiu por terra, porém ainda faz parte do imaginário do povo brasileiro e, por isso, estimula o racismo incorporado à nossa sociedade.

Relacione o darwinismo social com o antigo conceito científico de raças de modo a explicar a persistência do racismo nos dias atuais.

A interpretação equivocada que se deu a respeito do darwinismo social por volta do século XIX e ainda nos dias atuais foi usada como justificativa para a suposta superioridade cultural europeia.

Mesmo não tendo mais validade, o conceito científico de raça foi transformado num conceito cultural, em que raça refere-se às origens de um indivíduo ou de um grupo. Porém, a esse conceito é atrelada a ideia de superioridade e inferioridade criada quando raça tinha o sentido de subcategoria taxonômica.

Somando-se um fato ao outro, percebe-se que a origem de um indivíduo, explicitada muitas vezes por traços físicos, faz com que a sociedade o trate de uma determinada maneira e não de outra, pois a ideia equivocada de que uma cultura é superior a outra atribui a ele, independentemente de características individuais, mais ou menos capacidade, potencial, inteligência, caráter e possibilidade de ocupar posições sociais mais altas. Por esse motivo, a análise que se fez e se faz dos conceitos de darwinismo social e de raça em seu sentido científico contribui para a persistência do racismo nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com