TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME BBC – RACISMO CIENTIFICO, DARWINISMO SOCIAL E EUGENIA

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: CIÊNCIAS SOCIAISLICENCIATURA

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO Á ANTROPOLOGIA

ATIVIDADE ORIENTADA 2

        ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME BBC – RACISMO CIENTIFICO, DARWINISMO SOCIAL E EUGENIA

        Data: 28/03/2019

  1. FICHA TÉCNICA DO FILME:

Titulo do filme:Racismo: uma História/IMPACTOS FATAIS

Direção:Paul TickellProdução:SUC DAVIES

Duração:00:58 min

  1. TEMAS ABORDADOS:[pic 1]

Culturais[pic 2]

    Científicos

    Políticos [pic 3]

    Religiosos[pic 4]

    Psicológicos[pic 5]

Outros:dinâmica da cultura

  1. ENREDO (SINTESE)/ IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME: - aqui colocar de forma breve o resumo do filme, qual a temática central abordada e como é abordada (Obs.: sem pegar da internet)

O filme vem mostrar idéias etnocêntricas e justificativas para o extermínio de seres humanos, que na época eram considerados como seres inferiores. Um documentário muito triste, mas que nos ensina muito sobre a contribuição dos negros na sociedade.

  1. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE- aponte a cena que mais lhe impactou e diga por quais motivos.

“Abolição dos escravos”

        Quando a escravidão realmente teve fim, os abolucionistas se sentiram conquistadores de uma grande vitoria, que de fato é verdade, porém eles não consideravam os negros como homens semelhantes aos brancos, acreditando que em algum momento os negros se tornariam igual a sua raça.

  1. CONTRIBUTO DO FILME PARA O ESTADO DA DISCIPLINA: (Tomar como base os conceitos a partir da bibliografia abordada na unidade. Nesse trecho de no mínimo duas laudas, vocês devem trazer como instrumento analítico os conceitos abaixo elencados, fazendo referências aos autores estudados em sala:

ETNOCENTRISMO

RELATIVISMO

CULTURA/LÓGICA CULTURAL

ETNOGRAFIA

CULTURA E ASPECTO BIOLÓGICO

DINÂMICA DA CULTURA

        Por meio do estudo da disciplina se compreende que desde o inicio da humanidade que existem massacres entre pessoas por aspectos políticos, religiosos, éticos, culturais entre outros. O documentário retrata o segredo da Namíbia, primeiro campo de extermínio do mundo trinta anos antes dos Nazistas chegarem ao poder, porém este não é o único lugar com restos mortais cuja quais foram encontrados.

        Ao longo do sec. XIX, cientistas, escritores, filósofos desenvolveram teorias cujas almejavam possibilitar a justificativa dos massacres em massa no período Imperial, uma delas  se defende a ideia que o progresso e civilização estariam restrita somente a algumas sociedades: as que fossem constituída da “raça pura”, pois tinham grande preocupação com a miscigenação.

        O darwinismo social (interação do darwinismo com ciências sociais) postula a existência de raças humanas puras e verdadeiras e propõe uma relação direta entre caracteres físicos e aspectos morais, adotando uma postura determinista no que diz respeito à influência da “raça- cultura” sobre o comportamentodos indivíduos (SCHARCZ, 1993), o que constitui as bases para o conceito atual de racismo. Para o darwinismo social, as idéias darwinistas de competição inter- racial, extinção racial e sobrevivência diferencial serviram como base para as noções de “competição social”, “sobrevivência do mais forte” e “extinção dos mais fracos”, o que contribuiu posteriormente para que a comunidade européia enxergasse os outros povos como espécies inferiores, fracas, que estavam fadadas ao desaparecimento (SCHARCZ, 1993).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com