TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empirismo E Improvisação

Resenha: Empirismo E Improvisação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Empirismo - conhecimento através da experiência, ‘’aprender fazendo’’. Método da tentativa e erro. Defende a ideia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos.

Improvisação - feito de uma maneira espontânea , sem planejamentos.

No período da Revolução Industrial, desencadeou-se um processo de maquinofatura, criação de máquinas, fabricação em grandes escalas etc. Antes desse período vivia-se no método de tentativas e erros, e com isso se improvisava, pois na época os camponeses levavam dias para fabricar um sapato por exemplo, a produção era demorada, feito à mão, com ausência de disciplina, e o mesmo artesão realizava todas as etapas de produção do produto; nos processos artesanais feitos em oficinais familiares, não havia controle dos recursos, da mão de obra, onde na falta de algum produto ou material, os artesãos faziam mão do improviso para sanar determinado problema, o que não pode ser feito na industrialização, pois a máquina opera de uma determinada forma, utilizando determinado recurso e produzindo determinado produto, não podendo haver desvios.

Com a Revolução, falavam-se em grandes quantidades, e com a produção em massa, aumentou o número de assalariados nas indústrias, tornando-se necessário evitar o desperdício e economizar na mão de obra, para se obter o melhor rendimento possível dos recursos, acompanhando assim a concorrência e a competição que aumentava entre as empresas. Com o passar do tempo o paradigma baseado na observação empírica não mais respondia a questões cada vez mais complexas. Surgindo daí, a necessidade de se modificar a forma como eram tratados o progresso tecnológico e o próprio desenvolvimento de inovações.

O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigiu a troca do empirismo e da improvisação , almejando um aumento na eficiência e competência das organizações.

A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência, com métodos aplicáveis aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com