TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emprego: Adaptação ao mercado de trabalho

Artigo: Emprego: Adaptação ao mercado de trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Artigo  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Empregabilidade: adaptando-se ao mercado de trabalho

O mercado de trabalho se modifica de tempo em tempo, e exige que os profissionais também sejam assim. E para ser bem recebido por ele é necessário que o profissional também tenha em seu currículo: empregabilidade. As habilidades e competências do profissional devem ser bem esclarecidas para o empregador. O prestador de serviço não pode prometer o que não irá cumprir. Deixar ‘as coisas claras’ deve ser ordem principal para seguir o fluxo correto do mercado de trabalho, que é rápido e exigente. (resumo)

Empregabilidade é capacidade de adaptação ao mercado. Um profissional com grande empregabilidade é aquele que conhece suas competências e habilidades e, além disso, sabe como utilizá-las de acordo com a demanda. É possível melhorar seu nível de empregabilidade diante o mercado desejado. Como? Seguindo algumas diretrizes.

• Buscar constantemente informações referentes às áreas que deseja atuar: cada área de atuação tem uma velocidade de mudança, algumas exigem mais e para isso é necessário buscar alguns dados. Por exemplo, no setor contábil onde leis são criadas ou alteradas sem aviso prévio e para isso é necessário estar atento aos órgãos competentes.

• Atualizar-se com cursos, palestras ou sites/blogs: obter constante aprendizado não é coisa de gente ‘prafrentex’, é coisa de profissional que sabe que conhecimento é sempre bom. Atualmente não é preciso ir muito longe para obter novos conhecimentos, muitos disponibilizam gratuitamente conteúdo de qualidade na web. Basta buscar e se informar.

• Colocar o aprendizado em prática: não adianta acumular apostilas, certificados e livros/e-books. É necessário executar o que se aprende e aplicar o conhecimento no dia a dia. Aproveite o tempo livre e converse sobre os conteúdos, faça planejamentos para empresas criadas por você, dê nomes às suas ações. Dê força ao seu potencial.

• Saber exatamente quais são suas qualidades profissionais: que a mentira tem perna curta todo mundo sabe. E como o mercado de trabalho corre demais, ele acaba derrubando aqueles que dizem saber andar e ainda engatinham. É ótimo ter muito a oferecer, mas só podemos oferecer o que realmente temos.

• Conhecer suas habilidades e competências: tenha consciência de quais são as suas, e garanta boa empregabilidade diante o mercado de trabalho, que não se sustenta só de diplomas.

O mercado de trabalho está em constante mudança, e o profissional deve estar atento a cada uma delas e buscar se atualizar também. Assim é possível atingir a empregabilidade. E para mantê-la é necessário seguir adequados costumes, manter saúde física e mental, ter bons relacionamentos, fontes alternativas e adequação vocacional. A empregabilidade gera segurança ao profissional, que vai a busca de seus objetivos profissionais conhecendo o caminho a percorrer, e com quais elementos usar. E você, como garante ou mantêm sua empregabilidade?

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »