TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Projetada

Exames: Empresa Projetada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O ob

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este estudo tem como principal objetivo, mostrar informações das atuações das empresas de forma sustentável, já que o rápido crescimento demográfico, somado ao consumo dos recursos ambientais por parte da humanidade, exige que ações corretivas sejam tomadas, não só pela população mais também pelas empresas. Para o correto entendimento iremos conceituar abaixo alguns tópicos.

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL - ISE-BOVESPA

O ISE é um índice criado pela BOVESPA para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que integram a bolsa. Essa medida se tornou importante por despertar o interesse de investidores em empresas sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos em ações das empresas que buscam políticas claras de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de compromisso com o desenvolvimento sustentável, transparência, natureza do produto, qualidade, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, ambiental, social e de mudanças climáticas.

2.2 OBJETIVOS ALCANÇADOS PELAS EMPRESAS PARTICIPANTES

Quanto aos impactos causados nas empresas que participam do ISE, existem grandes fatores ligados à sustentabilidade, pois o índice é apenas uma forma que o mercado encontrou para reconhecer as empresas que buscam fazer seus trabalhos de forma sustentável. As empresas com ações voltadas à sustentabilidade cada vez mais serão valorizadas pelo mercado, por apresentarem um grau diferenciado em relação às outras empresas, por darem um passo na estruturação de sua imagem junto ao seu público de relacionamento e como consequência disso a obtenção de uma maior lucratividade em longo prazo.

O ISE traz um reconhecimento de todas as partes interessadas clientes, fornecedores, colaboradores e investidores valorizando a imagem da organização e agregando valor à suas ações dentro de uma gestão ética e transparente. Há diversos benefícios ligados a essa prática, como por exemplo: Identificação de novas oportunidades de negócio, antecipação a pressões legais e da sociedade, redução dos custos de produção, decorrente da diminuição de desperdícios e economia de insumos, maior atração e retenção de talentos, facilidade no acesso ao capital, impacto positivo na reputação (ativos intangíveis).

2.3 EMPRESAS INTEGRANTES DO ISE-BOVESPA

Segundo dados extraidos da BOVESPA a oitava carteira do ISE, que vigora de 07 de janeiro de 2013 a 03 de janeiro de 2014, reúne 51 ações de 37 companhias. Elas representam 16 setores e somam pouco mais de R$1 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 29/11/2012).

Compõem a carteira 2013: AES Tiete, Banco do Brasil, Bicbanco, Bradesco, Braskem, BRF Brasil Foods, CCR, Cemig, Cesp, Copel, Coelce, Copasa, CPFL Energia, Duratex, Energias do Brasil, Ecorodovias, Eletrobras, Eletropaulo, Even, Fibria, Gerdau, Gerdau Met, Itausa, Itau Unibanco, Light S/A, Natura, Sabesp, Santander, Sulamérica, Suzano Papel, Telefonica, Telemar, Tim Part S/A, Tractebel, Ultrapar, Vale e WEG.

O que podemos observar é que ainda é pequena a quantidade de empresas, empenhadas em fazer algo com responsabilidade sustentável. Este papel deve ser cumprido não só pelas empresas, mais também pela população mundial na tentativa de salvar o nosso planeta.

3 TIPOS DE INVESTIMENTOS NA ÁREA SOCIAL E AMBIENTAL

A sociedade vem exigindo que as empresas evidenciem sobre os impactos que suas atividades produtivas causam sobre as pessoas e o meio ambiente e sobre o que está sendo feito para minimizar ou compensar esses impactos. Nesta perspectiva, a Contabilidade, por ser um instrumento de comunicação das organizações com a sociedade, deve gerar e divulgar informações ambientais em suas demonstrações.

Dai podemos observar qual a representatividade e que tipos de investimentos estão sendo efetuados pelas maiores empresas, como por exemplo: investimentos em conhecimentos científicos, gestão de riscos ambientais, prevenção de acidentes e elaboração de planos de emergência ambiental, aperfeiçoar e orientar as operações para a ecoeficiência e a responsabilidade ambiental, adequação de instalações, substituição de lâmpadas e luminárias em escolas para um menor consumo de energia elétrica, redução de gazes na atmosfera, investimento em equipamentos, reaproveitamento da água, o uso de energias alternativas, reflorestamento, reciclagem dos resíduos sólidos, projeto educativo e informativo para a elevação da qualidade de vida sem degradar o meio ambiente.

Podemos observar que as informações aqui listadas estavam bem claras em toda a pesquisa realizasada, porem não se observou relatos e evidencias do uso da contabilidade nas divulgações destes trabalhos realizados por parte dessas empresas. Em uma pequena parcela que percebemos o relato da importância da contabilidade, na divulgação através de seus demonstrativos, pois a Contabilidade não pode solucionar os problemas ambientais, mas alerta a sociedade para a gravidade do problema, ou seja, ela serve de instrumento de comunicação entre empresas e sociedade, visando a sua continuidade. Através da transmissão de informações ficam provado quais empresas estão preocupadas com a degradação do meio ambiente e quais não estão; podendo os consumidores optar em comprar produtos apenas de empresas que exerçam a responsabilidade social, ou as empresas de créditos cerderem emprestimos para as empresas ambientalmente corretas e até mesmo perderem investidores que estejam preocupados com essa questão.

A contabilidade através de seus demonstrativos irá informar em que recursos às empresas sustentáveis estão investindo, por exemplo, se na saúde ou na segurança, etc.

4 BALANÇO SOCIAL

Para se tornarem públicas as suas intenções e compromissos, as empresas fazem uso de um mecanismo que é o Balanço Social, para que com isso possam transmir com transparência as suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa (RSC), trazendo informações qualitativas e quantitativas.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com