TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia simultânea

Seminário: Engenharia simultânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

Engenharia Simultânea

De acordo com pesquisa feita, podemos definir Engenharia Simultânea como abordagem sistêmica, que indaga o desenvolvimento integrado de um projeto de um produto.

Este tipo de abordagem faz com que os envolvidos no projeto analisem casa passo do produto: introdução, maturidade, saturação e declínio. Este acompanhamento se faz por conta de o produto perder foco, sendo assim, deve se “renovar” a analise do projeto para que não haja o esquecimento do item e sim uma modificação, substituição, renovação.

Para o desenvolvimento do projeto, existem etapas definidas que devem ser seguidas, não necessariamente para todos os produtos, mas por mais diferenças que existam entre as empresas, as etapas são utilizadas:

No desenvolvimento ou alteração de novos produtos, visa-se:

 Aumento de qualidade do produto, com foco no cliente;

 Diminuição do ciclo de desenvolvimento e

 Diminuição de custos.

O grande desafio da Engenharia Simultânea é integrar as etapas do ciclo de vida do produto na fase de projeto. Possui enfoque em fases especificas de desenvolvimento do projeto.

Projeto orientado para a Forma

Os produtos não devem somente satisfazer a função técnica e a estética deve ser atraente, trazendo assim estímulos ao individuo.

Projeto orientado para a Manufatura / Montagem

Modo de desenvolver o projeto facilitando a manufatura e a montagem do produto:

 Redução do número de peças;

 Redução das etapas de fabricação;

 Eliminação da necessidade do uso de ferramentas especiais;

 Redução do número de ferramentas utilizadas na montagem.

Variáveis da Engenharia Simultânea

Essas categorias podem ser estabelecidas na forma de princípios e variáveis da Engenharia Simultânea.

As variáveis por sua vez, são elementos que podem assumir diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou as circunstancias do estudo de implantação e prática desta engenharia em dada organização.

Implantação da Engenharia Simultânea

Para a implantação da Engenharia Simultanes foi necessário realizar reuniões com as pessoas envolvidas direta e indiretamente, para discutirem partes do fluxo dos processos. Com estas reuniões observou-se um grande enriquecimento no fluxo previamente desenhado e também se quebrou algumas resistências, pois esta metodologia iria modificar a sistemática do trabalho já estabelecido.

A etapa de Engenharia Simultânea gera os seguintes resultados:

 Viabilidade do layout das linhas

 Estudo da viabilidade de estações críticas

 Controle da definição da arquitetura

 Especificações do projeto mecânico

 Verificações de segurança e ergonômicas

 Simulações da produção

 Estimativa de custos

 Análise de benefícios e cálculos do retorno do investimento (ROI)

 Equilíbrio das linhas em nível micro

 Planejamento da implementação do projeto

 Definição da logística

 Validação dos processos

Considerações

Pode-se concluir que a analise dos aspectos relacionados ao produto ocorre simultaneamente entre projeto, produção, logística, como um sistema único, facilitando a obtenção de um projeto para a manufatura e apoio logístico.

A Engenharia Simultânea é um desenvolvimento inovador que exige uma profunda transformação na empresa, mais especificamente em seu ambiente de planejamento, buscando resultados e alternativas na estratégia da criação de um produto.

É muito importante frisar que o objetivo de uma empresa é sempre ter lucratividade e agregar valor para seus concorrentes. A Engenharia Simultânea é uma ótima opção para contribuir com os objetivos das empresas.

Tecnologia de Grupo (G.T.)

A G.T é uma junção dos equipamentos necessários para a completa produção de uma família de peças similares, um processo possui a ligação de todas as operações.

É um conceito que se beneficia das similaridades de projetos e fabricação das peças a serem fabricadas.

O estudo das características das maquinas, peças, operações, ferramentas e do tipo de produção utilizada possibilita a identificação da classe de problema que está sendo tratado e das melhores técnicas de G.T. para resolvê-lo.

Função:

A função da Tecnologia de Grupo é a de encurtar as distancias entre as operações, reduzindo também o tempo de espera entre uma operação e outra. O fluxo de material também é suavizado, eliminando assim a quantidade de material em processo em fila de espera.

A G.T. reúne os objetos com atributos similares em famílias, como uma coleção de objetos que dividem características especificas ( de projeto, manufatura, compras, etc.) identificadas para um propósito bem definido.

Classificação e Codificação

- Maioria das aplicações de G.T.

- Características básicas de uma dada peça com respeito a sua forma geométrica e/ou rota de processo.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com