TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento da população brasileira: análise de conteúdo

Projeto de pesquisa: Envelhecimento da população brasileira: análise de conteúdo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.616 Palavras (27 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 27

O envelhecimento da população brasileira: uma análise de conteúdo das páginas da REBEP

Aging of the Brazilian population: a content analysis of REBEP’s issues

Cláudio Santiago Dias Júniora

Carolina Souza Costab

Marisa Alves Lacerdac

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, de maneira sistemática, o quanto e o que os demógrafos brasileiros têm produzido e refletido sobre o envelhecimento populacional brasileiro, tendo como base os artigos da REBEP (Revista Brasileira de Estudos de População). Essa idéia se baseou no trabalho de Watkins30 (1993), que discutiu a maneira como as mulheres são cotejadas nos artigos publicados pela Demography. Nosso foco tratará o envelhecimento populacional como um processo demográfico, enfatizando os aspectos decorrentes desse processo na vida social. Para a realização deste trabalho, foram analisados todos os artigos publicados pela revista entre os anos de 1984 a 2003. A metodologia escolhida foi a análise de conteúdo. Apesar da subjetividade do método, podemos afirmar que a REBEP publicou poucos artigos cuja temática principal fosse o envelhecimento populacional e suas conseqüências. Durante os 20 anos de existência da REBEP, apenas oito trabalhos, entre artigos, resenhas e notas de pesquisa sobre envelhecimento, foram publicados sobre o tema.

Palavras-chave: envelhecimento da população; estudos retrospectivos; análise de conteúdo.

Abstract

This article aimsis to analyze in which extent and what Brazilian demographers have produced and reflected on populational aging. For this purpose, some articles of REBEP (Revista Brasileira de Estudos de População) were analyzed. This idea is based on Watkins’s30 (1993) work on the way women have been analyzed by articles published by Demography. Our focus is populational aging as a demographic process, emphasizing the aspects of this process in the social life. We used articles published on this theme by REBEP between 1984 and 2003. The methodology was the Content Analysis. Despite the subjectivity of the method, it is possible to state that REBEP has published few articles whose main theme is the populational aging and its consequences. For twenty years (1984-2003) only eight works, among articles, summaries and notes about research over ageing had been published.

Key words: demographic aging; retrospective studies; contents analysis.

INTRODUÇÃO

Há mais de 200 anos, Thomas Malthus publicava seu mais famoso livro, Ensaios sobre a população, onde, de maneira simples e didática, expunha todo o seu medo em relação à explosão demográfica e suas terríveis conseqüências para toda a sociedade. A relação por ele criada, entre o crescimento geométrico da população e o crescimento aritmético da produção de alimentos, ficou famosa e serviu (e ainda serve) para muitos governantes e policy makers, como base de políticas públicas. Apesar da força teórica das idéias malthusianas, que vez ou outra vêm à tona pela voz de algum incauto, ela não se aplica à realidade contemporânea. Seja porque a produção de alimentos que hoje temos no mundo é suficiente para todos, seja porque a população está crescendo num ritmo muito lento, ou mesmo diminuindo em alguns lugares.

Desde a consolidação da transição demográfica, a problemática em relação aos estudos da população mudou de foco. Não há mais a preocupação com a explosão demográfica. Hoje a preocupação é em relação ao baixo crescimento populacional, que, aliado ao aumento da proporção e da longevidade da população idosa, já está gerando, em alguns países, novas demandas sociais. Há, nesse sentido, situações exemplares, como a Espanha (1,16), Itália (1,20), Alemanha (1,33) e Japão (1,41), onde as taxas de fecundidade estão muito abaixo do nível de reposição da população (ONU, 2002). Essas taxas, em conjunto com uma expectativa de vida muito alta – acima de 75 anos – estão produzindo demandas sociais de difícil solução.

Apesar de o Brasil ainda não apresentar os níveis de fecundidade dos países desenvolvidos, nossa estrutura etária está se transformando rapidamente. Estamos experimentando um aumento significativo na nossa proporção de idosos, que chega a mais de 10% da população em alguns estados. Nesse sentido, é muito importante discutir as tendências da fecundidade para níveis abaixo da reposição e a sua principal conseqüência: o envelhecimento populacional.

Trata-se, a rigor, de uma discussão já em andamento no Brasil, mas que requer algum grau de sistematização, a fim de que as visões prospectivas se beneficiem dos aportes teórico-metodológicos e das especificidades inerentes à contextualização da questão no âmbito da população brasileira.

Será que essa discussão, especialmente aquela atrelada à dimensão demográfica do impacto que o envelhecimento produz na sociedade, seja na esfera econômica, social ou previdenciária, tem sido veiculada por meio de artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos da População (REBEP)?

A partir dessa pergunta, estabelecemos que o objetivo deste artigo é analisar, de maneira sistemática, o quanto e o que os demógrafos brasileiros têm produzido e refletido sobre o assunto, com base nos artigos da REBEP. Essa idéia se baseou no trabalho de Watkins30 (1993), que discutiu a maneira como as mulheres são cotejadas nos artigos publicados pela Demography.

Nosso foco tratará o envelhecimento populacional como um processo demográfico, enfatizando os aspectos decorrentes desse processo na vida social.

O envelhecimento da população brasileira

A transição demográfica brasileira é reflexo das profundas transformações sociais e econômicas ocorridas ao longo do século XX. Esse período é marcado por um rápido processo de urbanização e industrialização (principalmente na segunda metade do século), sendo que uma de suas conseqüências foi a transformação do papel social da mulher na sociedade brasileira (Faria17, 1989).

Apesar de as diferenças sociais e econômicas entre homens e mulheres ainda persistirem, podemos notar que as transformações sociais produzidas pelo processo de modernização possibilitaram às mulheres autonomia maior no uso do corpo, bem como ganhos sociais e econômicos. Essas transformações produziram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com