TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Da Economia E Suas Caracteristicas

Pesquisas Acadêmicas: Escolas Da Economia E Suas Caracteristicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  9.214 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A economia sendo uma ciência social que estuda os processos de produção, acumulação, consumo de bens materiais e relacionando-as com as necessidades do homem em relação as recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades formulou inúmeras ideias afim de definir regras que viessem a estabelecer a ordem do seu funcionamento.

Portanto, nesta atividade, serão apresentados os conceitos básicos que norteiam as principais escolas da economia e como esse pensamento inicial influenciou o homem e a sociedade no âmbito geral.

Características principais da Escola Clássica

A escola clássica foi influenciada pelo iluminismo, entre o sec. XVII e XVIII, e teve como figura central o inglês Jonh Locke que acreditava que cada homem tinha uma propriedade em cada pessoa e a esta ninguém tinha direito senão ele mesmo. Neste principio, Locke fundamenta grande parte da teoria clássica e o liberalismo atual.

No iluminismo surgiram duas correntes de interpretação econômica, a fisiocracia - criticava as ideias mercantilistas e enxergava a terra como fonte única de riqueza, e a liberal - voltados para a macroeconomia e para a política econômica.

Na escola clássica temos os seguintes precursores:

• Adam Smith: Liberalista, considerado pai da economia, sistematizou a análise econômica em seu livro A riqueza das Nações onde estabelece princípios para análise do valor, dos lucros, dos juros, da divisão do trabalho e das rendas da terra além de desenvolver teorias sobre o crescimento econômico.

• David Ricardo: Fez a distinção entre a noção de valor e a noção de riqueza, e admitia que a qualidade do trabalho contribuía para o valor de um bem.

• Thomas Malthus: Elaborou a teoria que relacionou o crescimento populacional com a produção de alimentos, afirmando que era necessário um controle da natalidade caso contrário o mundo sofreria com a falta de alimentos.

Contudo, a escola clássica caracteriza-se pela formação da idéia de propriedade privada (Jonh Locke), pelo liberalismo econômico - com a divisão do trabalho e a livre concorrência, e a definição do papel do estado na sociedade.

Características principais da Escola Neoclássica

E escola Neoclássica caracterizou-se pela revolução marginalista, a partir 1870, se preocupando com equilíbrio geral e a interdependência de todo sistema econômico expandindo sua estrutura de mercado além da livre concorrência, focando as decisões principalmente em relação a margem de lucro, passando a estudar as relações entre as pessoas e os meios de produção.

Surge o conceito de escassez: Falta ou a pouca quantidade de um produto aumenta seu valor de acordo com sua escassez – teoria da procura e da oferta.

Neste período a relação da economia com a politica estava muito ligada onde havia muitas ideias controversas em relação a intervenção do estado na economia.

A escola preocupava-se também com o equilíbrio da inflação e a relação da oferta e demanda elaborando estratégias para analisar a formação de preços buscando interação entre o consumidor e as empresas assim equilibrando o mercado.

Este período durou até o inicio da crise de 1929.

Semelhanças entre as Escolas Clássica e Neoclássica

As semelhanças entre as teorias clássicas e neoclássica é que ambas estimulam o pensamento econômico com uma uma visão voltada para a produção, buscando resolver as peculiaridades do mercado de trabalho no tocante a há questão da divisão do trabalho.

Características da Teoria Keynesiana

Era contrario as ideias liberalistas, pois acredita que o estado era um agente indispensável na economia, estimulando a participação em setores onde a iniciativa privada não tinha interesse em atuar, formulando medidas que visassem a garantia do pleno emprego, assim estimulando o mercado em momentos de crise econômica.

Defendia políticas ou doutrinas que visassem proteger as empresas e os trabalhadores, restringindo ou regulando o comércio com outros países – protecionismo econômico.

Diferença entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com