TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritório de Operações de Produção

Seminário: Escritório de Operações de Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  Seminário  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

Capítulo 01 Administração da produção operações

Produtividade

As medidas de produtividade medem a quantidade produzida em função dos recursos utilizados. Agora os recursos utilizados podem ser medidos em pessoas, horas de trabalho, máquinas ou dinheiro. É habitual medir a produtividade aparente do trabalho que consiste no valor de produção por operário ou por hora de trabalho. Segundo os dados da Pordata estes valores são inferiores cerca de 3x na agricultura em relação à média e 9x superiores na parte ligada ao petróleo. Isto resulta porque para a produtividade total tem que se ter em conta igualmente o peso do investimento em capital.

Nas organizações o trabalho e as tarefas costumam estar organizadas em processos. O estudo e melhoria dos processos de trabalho é determinante para se obter ganhos de produtividade. Por vezes, cada pessoa só conhece a sua parte do trabalho, de quem o recebe e a quem o passa e não faz ideia dos passos que são feitos por outras pessoas no processo. Ao conhecer todo o processo podem-se identificar passos não necessários ou que podem ser feitos noutra fase do processo. Os maiores aumentos de produtividade consistem em eliminar tarefas que não sejam necessárias.

Capítulo 2 Localização de empresas

Para uma decisão adequada quanto à localização deve-se determinar:

- A capacidade que é necessária;

- Quando á necessária;

- A localização dessa capacidade

Para uma resposta adequada deve-se:

- Determinar a forma de medir a capacidade necessária;

- Determinar a demanda para os próximos anos;

- Determinar a capacidade a instalar;

- Desenvolver as alternativas;

- Avaliar as alternativas;

- Decidir qual a melhor alternativa.

Métodos quantitativos de localização de empresas

Métodos para Localização de Empresa Industrial.

1 - Método do Centro de Gravidade

Nesse modelo se procura avaliar o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando o fornecimento de matéria-prima e os mercados consumidores.

A localização horizontal (LH) e a localização vertical (LV) são calculadas como:

2 - Método dos Momentos

Esse método apresenta um aspecto interessante, que consiste em uma ponderar um determinado centro (cidade) contra os demais centros existentes em uma determinada região geográfica. Para cada centro calcula-se o momento que as duas cidades somadas possuem.

O centro que tiver a menor soma de momentos será o escolhido.

3 - Método do Ponto de Equilíbrio

É um método em que são comparadas diferentes localidades em função dos custos totais de operação (custos fixos + custos variáveis).

Capítulo 3 O produto

Tipos de processos

-Geração de ideias: O inicio de tudo, onde a empresa tem a ideia a partir de suas tecnologias, seja dos seus estudos ou suas pesquisas de mercado.

-especificações funcionais: O processo que identifica e determina os objetivos do produto, suas características, matéria prima utilizada, público alvo, custos, vantagens e desvantagens.

-Seleção do produto: Onde se inicia a aplicação do desdobramento da função qualidade.

-Projeto preliminar: Processo onde é elaborado o projeto preliminar do produto. Todos os conhecimentos de todos os departamentos da empresa, fornecedores, parcerias.

-Construção do protótipo: Construção de um modelo para ser previamente testado.

-Testes: O protótipo é testado minuciosamente, em todas suas partículas e variadas condições, fazendo diversas analises, sua aceitação no mercado e o impacto junto aos concorrentes.

-Projeto Final: Processo que detalha o produto, com suas folhas de processos, lista de materiais, especificações técnicas, fluxogramas, dentre outros.

-Introdução: O momento de colocar o produto no mercado.

-Avaliação: Periodicamente é feito avaliações do produto, sobre seu desempenho, se é preciso fazer alterações ou até mesmo a retirada do mercado.

Capitulo 09 Administração de recursos materiais

Administração de materiais importância

A Administração de Material é de grande importância no atendimento das atividades fins da empresa, pois contribui diretamente no custo final do produto e no gerenciamento financeiro dos insumos e bens de consumo.

Quem são os Clientes ?

Cliente é todo interessado na prestação de seus serviços e que na realidade, são aqueles de quem nós, dependemos deles.

São considerados clientes:

1. Aquele colega, que logo após a linha de nossa mesa, recebe informação ou algum trabalho produzido por nós. Ex: documento processado ou conferido/ material inspecionado em suas características físicas/ pequenas informações solicitadas.

2. O requisitante de material da área de operação e/ou manutenção.

3. Todos participantes internos e externos da empresa.

Análise de informações.

Todas as informações ao imprescindível à área de Administração de Material, não se deve desprezar a menor que informação, as quais pensam ser desnecessária ao processo.

A atenção às datas de necessidade dos materiais solicitados, nomes e características técnicas dos itens a serem comprados, quantidades e volumes do pedido (atingirão a área de armazenagem), unidades de estoques/compra, data de validade e outras...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com