TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Liberal Adotado No Brasil

Casos: Estado Liberal Adotado No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

No período Imperial, o Brasil teve uma política bipolar, baseada em dois grupos bem definidos, os liberais e os conservadores. Os liberais faziam a defesa de um sistema de educacional longe do controle de clérigos, leis que fossem favoráveis à quebra de monopólios principalmente no que tangia a propriedade, bem como a descentralização do poder.

Já o lado conservador era totalmente contra esse ideário, sendo por esse motivo todo o período de nosso império marcado, por tensões entre os dois grupos, que se uniam quando lhes era conveniente.

Continuando a seqüência do que postei, no Brasil os atores envolvidos e defensores da matriz liberal não tiveram a capacidade nem o discernimento para entender que o ideário liberal era em muito mais complexo que um mero jogo político. . Por isso nenhuma das ações empreendidas pelos liberais logrou êxito, eliminando o que lhe era de mais caro, o velho e obsoleto sistema ainda com resquícios da política escravagista.

Visto que todas as ações por eles propostas vizavam apenas a defesa de seus próprios interesses, ou seja o comercio e a manutenção do trabalho a baixo custo.

Por tanto no caso especifico do Brasil, dois tipos de matriz liberal podem ser nitidamente identificados, ei-los:o ligado aos grandes latifundiários, e o outro ligado a nova classe proletária, e a elite urbana.

Sendo que essa nova classe somente veio a surgir a partir de 1860, com o grande desenvolvimento urbano, principalmente do Estado se São Paulo, e maior acesso a escola, da elite emergente, neste contexto, o liberalismo clássico encontrou um campo mais fértil para vicejar.

A partir dos anos 30 com a ascensão de Getulio Vargas vitorioso na revolução e eleito presidente, e o posterior golpe de estado por ele aplicado, deixando-o no poder até 1945, o liberalismo perdeu muito de sua força, principalmente pela criação da CLT, que engessava o patronato, fazendo valer os direitos dos trabalhadores. Vejamos, pois que em suas duas primeiras fases o governo Vargas foi centralizador, e intervencionista

Quando eleito em 1950 Vargas voltou ao seu velho estilo paternalista, centralizador, e com muitas intervenções tanto no mercado, quanto nas relações trabalhistas, e criou também algumas multinacionais como a fabrica nacional de motores, a companhia siderúrgica nacional e outros organismos estatais.

Boa tarde, esse é o diagrama de nolan, e exprime o contencioso entre as matrizes, políticos econômicas e sociais, e suas nuances.

Podemos observar que ele se divide em cinco vertentes, cada qual representando sua posição quanto a ingerência na sociedade: no alto o liberal, abaixo o nacional-estatista, à esquerda o social-democrata, à direita o campo conservador, e entre essas quatro tendências, o centro.

Se nossa matriz neste prisma for a liberal, tenderemos a sermos pacifistas e defensores do hoje politicamente correto do tema conservação ambiental.Defenderemos relações multilaterais e plenamente estaremos fora do raio de ação religioso. Teremos como dogma central de nossa ação de Estado a total liberdade de expressão, das individualidades e incentivadores da integração econômica dos povos (globalização).Lado outro porém, seremos visceralmente, conta todas as formas ditatoriais, xenófobas, estatizantes,populistas, bem o fanatismo radical religioso.

Essas são as principais vantagens do liberalismo.

Há uma diferença singular entre o pseudo liberalismo implantado no Brasil e o que mentalizou os primeiros colonos a chegarem em terras norte americanas.

Voltando no túnel do tempo. Um dos pioneiros da colonização dos Estados Unidos, um cidadão de nome John Withrop deixou escrito um livreto, no qual disse sonhar ser os estados unidos no futuro, fosse uma estrela a brilhar na constelação do universo chamado mundo. A grande maioria dos norte- americanos, sejam liberais ou conservadores, coadunam da mesma opinião, Todos concordam com os termos da carta de Withrop. É impossível vislumbrar a sociedade dos Estados Unidos dissociadas de seu jeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com