TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Liberal

Resenha: O Estado Liberal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

O Estado Liberal caracteriza-se por um Estado que intervêm apenas no que fosse estritamente necessário para garantir a liberdade e igualdade dos cidadãos e um mercado auto-regulador, garantindo de certa forma uma autonomia no campo econômico em relação ao político. Presença de uma democracia representativa na qual o governo passaria a ser responsável e ter de prestar contas de suas ações perante a assembléia de representantes. Voto Plural e voto censitário, o primeiro conferia peso maior ao voto dos eleitores mais educados e o segundo, estabelecia patamares mínimos de renda para que os cidadãos pudessem ter acesso aos processos eleitorais.

A Emergência do Estado Liberal deu-se depois de um longo processo histórico tendo seu ápice no inicio do Século XX com a pressão dos intelectuais liberais e apoio da burguesia, devido às medidas protecionistas contrário ao livre comércio , a proteção social garantida aos pobres e as profundas mutações na estrutura produtiva das sociedades industriais na virada do séc.XIX para o XX, que enriquecia a burguesia. Seu Declínio deu-se a partir da crise financeira, econômica e social que eclodiria com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929.

O Estado Socialista caracteriza-se pelo controle estatal de todo processo produtivo desde a produção até a distribuição de bens e prestação de serviços, praticamente desaparecendo o espaço para a competição e a iniciativa privada, conseqüentemente negando o direito à propriedade privada e à liberdade econômica. Houve a consolidação do Partido Comunista como único representante dos interesses da maioria trabalhadora antes oprimida pelos capitalistas, e uma política totalitária e monopolista em que toda discordância em relação à atuação do Estado Socialista e ao partido comunista seria considerada desvio e traição e como tal seria punida, destacando a intenção do Estado em controlar todas as instancias da vida social.

A emergência do Estado Socialista surgiu de uma revolução inspirada na doutrina marxista-leninista, que pretendia subverter completamente as bases da organização social, política e econômica da Rússia Czarista. Se declínio deu-se em conseqüência ao descontentamento popular com as reformas Glasnost (abertura e transparência política) e Perestroika (reestruturação econômica) proposta por Mikhail Gorbatchov. No final dos anos de 1980, começaram a cair os regimes socialistas na Europa Oriental, até que no início dos anos de 1990, a própria União Soviética teve a quebra do seu regime político vigente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com