TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Area Fiscal

Exames: Estagio Area Fiscal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  4.552 Palavras (19 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 19

DEPARTAMENTO FISCAL

2 DADOS DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: Natalino Jose da Silva EPP.

RAMO DE ATIVIDADE: Comércio Varejista

ENDEREÇO: Rua Coronel Vieira, 1924, Bairro Jardim Iririu, CEP: 89224-031 – Joinville – SC.

CNPJ: 00.557.704/0001-60

INSCRIÇÃO ESTADUAL: 253301009

TELEFONE: (47) 3028-0395

E-MAIL: mercadoeconomia@gmail.com

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa Natalino José da Silva EPP (Supermercado Economia) foi fundada pelos sócios Natalino José da Silva e Roseane Aparecida Silveira no dia 18/05/1994, inicialmente como um posto de pães, numa área aproximada de 30,00 m². No decorrer de hum ano a empresa teve sua ampliação, utilizando uma área de 70,00 m² e se transformando em uma mercearia.

No ano de 1996 a empresa obteve sua formalização, com o cadastro de CNPJ, é tributada pelo Regime do Simples Nacional. Em 2004 com a união de outros supermercadistas integra a Rede Unicerta, cuja finalidade obter uma melhoria no poder de compra. Nesse mesmo ano a empresa abre sua padaria tendo assim um diferencial para seus clientes.

Em 2008 devido ao seu crescimento e a necessidade de um maior controle a empresa optou pelo Regime do Lucro Real.

A empresa está dividida em 4 setores fundamentais para o seu bom funcionamento que são: Administrativo, Compras, Financeiro, Fiscal e Comercial.

Atualmente a empresa se encontra em constante crescimento, com cerca de 35 funcionários, na qual se dividem nos setores de mercearia, padaria e açougue. O seu diferencial além do bom atendimento é o horário prolongado o que possibilita aos seus clientes uma maior flexibilidade de horário para compra.

Para a realização do estagio a área escolhida da empresa foi a Fiscal.

2.1.1 Missão, Visão e Valores

Missão: Atender e suprir as necessidades de nossos clientes, oferecer os melhores produtos com os melhores preços, mantendo um ambiente agradável e hostil.

Visão: Ser referência no segmento Supermercadista do bairro, com bom atendimento, melhores preços e a mais alta qualidade.

Valores:

• Honestidade,

• Solidariedade,

• Respeito ao ser humano,

• Responsabilidade social,

• Confiança,

• Flexibilidade

• Higiene

• Humildade

• Organização

2.1.2 Principais Atividades e Produtos

As principais atividades da empresa são três: Mercearia, Padaria e Açougue, dessa forma possuem um mix de produtos variados.

2.1.3 Forma de Constituição e Tributação

A empresa foi constituída por apenas um sócio, que por sua vez é denominado uma sociedade individual. Iniciou suas atividades tributadas pelo regime de Lucro Real, onde os tributos de IRPJ e CSLL são calculados através da base de cálculo do lucro bruto da empresa com as alíquotas de 15% e 9% respectivamente.

2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O Fluxograma da empresa é composto pela diretoria, seguido pelos setores Administrativo/Financeiro, o setor de compras e os setores operacionais como: Açougue, Padaria e Limpeza. As duas áreas da empresa que são terceirizadas são a área de software e a contabilidade. Na tabela 2 apresenta-se o fluxograma da empresa.

Tabela 2. Fluxograma da Empresa

Fonte: Primária/2012

Apesar de não estar descrito no fluxograma, todas as áreas da empresa estão interligadas dependendo uma das outras para o bom funcionamento de todo o processo operacional e bom andamento de toda a atividade.

2.3 OBSERVAÇÃO DA REALIDADE ORGANIZACIONAL

2.3.1 Tecnologia utilizada na empresa

A empresa utiliza a internet como principal forma de comunicação, para o desenvolvimento operacional e meio de controle de suas atividades ela utiliza um software que foi totalmente desenvolvido para o ramo que atua. Além de utilizar também o correio e telefone como fontes de comunicação secundária.

2.4 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

2.4.1 Identificação da Atividade Desenvolvida

A área escolhida para a realização do estagio é a área Fiscal da empresa.

2.4.2 Pessoal Envolvido no Departamento e Qualificação

A empresa na parte administrativa é dividida da seguinte forma: 1 (hum) funcionário exerce a função de coordenadora administração e possui formação ensino médio completo, 1 (hum) funcionário trabalha com assistente administrativo e possui formação superior incompleta em Bacharel em Ciências Contábeis e por último 2 (dois) assistentes administrativos com formação de ensino médio completo.

2.5 TECNOLOGIA UTILIZADA NO DEPARTAMENTO

O sistema utilizado na empresa é o Sistema Logus, especializado em Supermercados, para validação dos arquivos digitais como SPED Fiscal e SPED Contribuições, são utilizados os Programas Validadores e as Assinaturas (PVA) disponibilizadas para Download pela Receita da Fazenda.

2.5.1 Suporte Técnico e Consultorias

O Suporte técnico e Consultoria são prestados pela empresa Amorim Consultoria, a empresa Grupo Organo é responsável pela contabilidade da empresa.

2.6 DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com