TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Ciencias Contabeis Fiscal

Ensaios: Relatorio De Estagio Ciencias Contabeis Fiscal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  4.602 Palavras (19 Páginas)  •  5.287 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL

CONTABILIDADE NA FRANÇA

São Luís

2014

CONTABILIDADE NA FRANÇA

Trabalho apresentado ao curso de Ciências contábeis da FACAM – Faculdade do Maranhão, como requisito parcial para obtenção de nota do1º bimestre da disciplina CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Profº: Wellingtom Miranda

INTRODUÇÃO

Cada vez mais o atual cenário mundial aponta uma crescente internacionalização da economia, onde entender as dimensões da contabilidade é vital para qualquer um que queira negociar por fronteiras nacionais e internacionais, onde as informações contábeis podem variar essencialmente de um país para outro, de acordo com os princípios que os governam.

O processo de convergência da contabilidade no Brasil deu-se inicio em 1990 quando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criou três comissões para revisar e propor alterações na Lei nº 6.404/76 e 6.385/76. Referente à parte contábil, foram propostos conceitos utilizados em mercados internacionais de países desenvolvidos.

Neste trabalho será abordado a evolução da contabilidade internacional no Brasil e sua utilização como ferramenta de gestão, que tornou-se necessário coletar, analisar e fornecer informações com maior qualidade e agilidade.

1. HISTORIA DA CONTABILIDADE

A história da Contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade.

A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano de 2000 a.C.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

Constata-se na historia, que no dia 16 de julho de 1679, através da carta Régia é criada a Casa dos Contos, órgão incubido de processar e fiscalizar as receitas e despesas de estado, ganhando autonomia somente no reinado de João I. Esse fato é respaldado pela chegada da Família Real ao Brasil em 1808, proporcionando um desenvolvimento sócio econômico e cultural mais efetivo na colônia, devido a diversas ocorrências, tais como a abertura dos pontos àsnações amigas, a colônia passou a comercializar produtos de outros países, além de Portugal; a criação do Banco do Brasil, originando a emissão do papel moeda, mais devido ao déficit dos cofres públicos fechou no ano seguinte.

O desenvolvimento social que ocorria naquele período, aliado a expansão da atividade colocial provocou um aumento nos gastos, exigindo um melhor controle das contas publicas e receitas do estado, e para este fim foi implantado o órgão denominado Erário Régio.

Com a instalação do Erario Regio, foi introduzido o método das partidas dobradas, já utilizado em Portugal. O órgão era composto por um presidente com funções de Inspetor Geral, um contador e um procurador fiscal, incumbidos de fazer toda arrecadação, distribuição e administração financeira fiscal.

O processo de escrituração contábil nos órgão públicos tornou-se obrigatório em Portugal através do Alvará de 24 de dezembro de 1768. No Brasil, a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis ocorreu no ano de 1808, elaborada pelo Príncipe Regente D. João VI.

No Brasil, através do Alvará de 15 de julho de 1809, foi oficializado as aulas de comercio no Brasil, com nomeação do Sr. José Antonio Lisboa, que se torna o primeiro professor de contabilidade no Brasil.

Observa-se que da época Colonial até o Império, o Brasil sofreu influência direta de Portugal, devido ao vinculo existente entre os dois países, medidas criadas na metrópole, eram posteriormente adotadas na colônia, como a criação do Erário Régio e a implantação do método das partidas dobradas. O desenvolvimento da contabilidade está intrinsecamente ligado às necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com