TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Em Serviço Social

Ensaios: Relatorio De Estagio Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2012  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  5.730 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CAPS DO MUNICÍPIO DE BARBALHA - CEARÁ.

O presente trabalho realizado junto aos usuários dos serviços, familiares e profissionais envolvidos, teve como objetivo trazer uma reflexão acerca da atuação do assistente social diante do CAPS, bem como a atuação desse profissional junto á dependência química. A dependência química não constitui um problema isolado e, no âmbito das possibilidades e limitações da intervenção profissional, deve – se contribuir para que as pessoas, já vitimizadas por uma política econômica- cultural e social excludente, possam reconstruir seu espaços de autonomia e decisão.

O Assistente Social, na expressão da questão social da dependência química, trabalha numa equipe interdisciplinar, buscando promover a inclusão social dos usuários de álcool e outras drogas pela adoção de uma abordagem de atenção integral que estimule a qualidade de vida e o exercício pleno à cidadania, disponibilizando informações e orientações, acolhimento e apoio.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa abordar uma reflexão acerca da atuação do assistente social no CAPS ad dando ênfase, á atuação junto aos dependentes químicos, entendendo a dependência química como expressão da questão social, no Programa de Prevenção e Tratamento da Dependência Química. Inicialmente abordamos alguns aspectos da questão social na contemporaneidade: sua concepção, como alguns autores a analisam, e importantes enfoques para o entendimento do atual contexto econômico e político da questão social. E, diante desta reflexão, apresentamos o exemplo da atuação do assistente social frente a esta expressão especifica da questão social: a dependência química.

A autora lembra ainda que além dos aspectos orgânicos, familiares e sociais, é necessário contextualizar outras dimensões, tais como as problemáticas, e, associando vários saberes, a partir da interdisciplinaridade amplia-se a visão e a compreensão do problema, favorecendo a pratica de uma abordagem integral.

O aspecto interdisciplinar, uma das características do trabalho do assistente social, é ressaltado por IAMAMOTO (1998 p.64-5):

“... o assistente social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um trabalho combinado ou de um trabalhador coletivo que forma uma grande equipe de trabalho. Sua inserção na esfera do trabalho é parte de um conjunto de especialidades que são acionadas conjuntamente para a realização dos fins das instituições empregadoras, sejam empresas ou instituições governamentais.”

O assistente social, como lembra IAMAMOTO (1991), atua no campo social, a partir de aspectos particulares da situação de vida dos usuários dos seus serviços, partindo de expressões concretas das relações sociais no cotidiano da vida dos indivíduos e grupos é que o profissional efetiva sua intervenção. E no CAPS ad, o Serviço Social, através, da pratica direta com os participantes, busca apreender a variedade das expressões da vida cotidiana por meio de contato estreito e permanente, com servidores, acadêmicos, usuários e com familiares dos usuários, através de atendimentos individuais, em grupo e visitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com