TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística

Trabalho Escolar: Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS vamos demonstrar a construção de um relatório contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para os lotes alimentícios, assim podendo verificar a efetividade do trabalho da empresa.

A compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.

Verá os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, pra determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização.

ETAPA 1 – PASSO 1

Onde estamos e para onde vamos?

Observamos que algumas das práticas da estatística são levantamentos de dados e descrição da população.

Destaca-se que coletas de dados precisos são difíceis e dispendiosas, mostram que, as preocupações que são de responsabilidade do United Status Census Bureau, que tem por obrigação calcular e descrever toda a população dos estados Unidos e pede que pensemos no que faríamos se essa responsabilidade fosse nossa.

Para nos apresentar os conceitos básicos e as metas estatísticas, temos como exemplo, um censo realizado em milhões da população dos EUA, onde para 83% da população foram entregues questionários com poucas questões (sexo, idade, raça e casa própria) e para 17% questionários mais longos.

Uma Definição de Estatística

Na definição de estatística, observamos que estamos expostos quase todos os dias a ela, por exemplo, quando vemos em jornais o número de mortos no trânsito, em pesquisas que revelam que homens que comem duas porções de tomates por semana têm 34% menos riscos de desenvolver câncer de próstata, entre outras pesquisas.

Estas informações baseiam-se em levantamento de dados, e dados são informações de observações, contagens, medidas ou respostas, que muitas vezes são representadas por gráficos.

Por eles, a estatística é definida como ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Ao estudar estatística usamos dois tipos de conjuntos de dados:

• Populações, que é o conjunto e todos os resultados de contagens, medidas e respostas;

• Amostras, que é um subconjunto de uma população.

Podemos observar os dois casos nos seguintes exemplos:

O primeiro, uma pesquisa onde foi perguntado a 3.002 adultos dos EUA se eles liam notícias na internet pelo menos uma vez por semana, onde 600 responderam que sim. Temos que a população é a resposta de todos os adultos e a amostra que é um subconjunto de dados são representados em 600 respostas positivas e 2.402 respostas negativas.

No segundo exemplo, temos o U. S. DepartmentOfEmergy, que conduz levantamentos semanais em 800 postos de gasolina para obter o valor médio por galão da gasolina comum, onde em 14 de maio de 2001, o preço médio por galão era US$1,713.

Observamos que conjunto de dados podem ser amostras ou populações, o que depende do contexto da situação de vida real.

Em seguida vemos dois termos importantes usados na estatística:

O parâmetro, que é uma descrição numérica de uma característica da população, e a estatística que é a descrição numérica de uma característica da amostra.

Para distinguir, devemos saber que tudo que se baseia em um subconjunto e população, são estatísticas amostrais, e o que se baseia em valores iniciais, é um parâmetro.

Ramos da estatística.

O estudo da estatística divide-se em dois ramos principais – a estatística descritiva, que trata da organização, do resumo e da população dos dados. E a estatística inferencial, que tira conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, e sua ferramenta básica no estudo é a probabilidade.

PASSO 2

ARTIGO I

APLICAÇÃO DO CONCEITO DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

Partindo da análise de estudos de uma indústria situada em Santa Catarina, na qual segue a linha de veículos automotivos, percebe-se através de dados qualitativos e quantitativos desenvolverem melhor as características e processos operacionais e empresariais, tal é apontada pelo Controle Estatístico de Processos (CEP), onde é mensurado os índices e fatores que colaboram para que alguns produtos tidos como estratégia, uma vez que atingidos com eficácia evidenciam uma melhora significativa por parte dos Nichos envolvidos.

O estudo apontado foi elaborado através de gráficos de amplitude móvel, soma cumulativa, etc., assim levantando fatores de forma objetiva mesmo se deparando com algumas oscilações nos processos. Porem em contra partida os dados abordados não são mais significativos, pois as informações foram fundamentadas pela empresa e não levado em conta um olhar técnico.

ARTIGO II

ESTATÍSTICA

A estatística sempre esteve presente desde muito tempo, teve suas principais características descobertas desde o século XVI na Europa Ocidental.

Sua melhor definição parte das influencias dos governantes que começaram a serem mensurados por levantamento de informações ou dados sobre seus bens, poderes políticos e capitais, que podem ser entendidos como os que possuem mais terras, bens de consumo e assim definindo os que possuem maior poder financeiro e social perante a sociedade.

Já nos tempos atuais a estatística serve como uma ferramenta indispensável para melhor pontuar pesquisas, dados e informações de forma pontual para melhor obter o controle dos mesmos.

A aplicação da estatística pode ser mais bem compreendida através do PIB (Produto Interno Bruto) esse é um dos exemplos fáceis para entendimento, também podem ser citados fatores tais como: desenvolvimento econômico, político, social, taxas de importação e exportação.

Nas organizações podemos apontar como exemplo as finanças, lucros obtidos durante determinado período desde pequeno, médio ou em longo prazo, onde é relatado o crescimento ou os prejuízos.

Embora a estatística aparentemente seja algo simples para o entendimento, para que as informações sejam precisas é preciso muita cautela quanto às informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com