TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Poder Judiciário Brasileiro

Ensaios: Estrutura Do Poder Judiciário Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

O Poder Judiciário Brasileiro é o conjunto de órgãos públicos aos quais a Constituição Federal atribui a função jurisdicional.

A Constituição Federal é também quem regulariza este poder.

O poder judiciário tem como função, garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e reasolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isto, conta com autonomia administrativa e financeira vindas da Constituição Federal.

Sendo o mais elevado órgão do Judiciário brasileiro, o STF tem como sua principal função zelar pelo cumprimento da Constituição e dar a palavra final nas questões que envolvem normas constitucionais.

O STJ é o guardião da uniformidade da interpretação das leis federais. É aquele que julga as causas, que contrariem a lei federal ou dêem a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Com o poder de processar e julgar causas comuns em que a União, autarquias ou empresas públicas federais sejam autoras, rés, assistêntes ou oponetes.

É dever da Justiça do Trabalho, julgar as causas oriundas das relações de trabalho. Seus órgãos são o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e os juízes do Trabalho.

Tem o objetivo de garantir o voto direto e sigiloso, a Justiça Eleitoral regulamenta os procedimentos eleitorais.

Constituída por juízes militares que atuam em primeira e segunda instância e por ministros que julgam no Superior Tribunal Militar, a Justiça Militar, tem como função, processar e julgar os crimes militares.

A Justiça Estadual, compõe-se de duas instâncias. Os Tribunais de Justiça dos estados, possuem competências definidas na Constituição Federal, na Constituição Estadual, bem como na Lei de Organização Judiciária do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com