TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Análise Financeiras

Artigo: Estrutura E Análise Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Nesta ATPS compreenderemos melhor a estrutura padrão das demonstrações financeiras, e o significado de cada item patrimonial dentro desse resultado. Vimos também as técnicas de análise das demonstrações financeiras: Vertical e Horizontal, Balanço Patrimonial e DRE, com resultados apurados.

Compreendemos que a contabilidade é um dos principais caminhos de entre a empresa e o mundo externo, com o objetivo de informar aos administradores a situação atual da empresa.

Vimos também que a capacidade que o ativo tem de se transforma em dinheiro é chamada de Liquidez.

O ativo se divide em bens e direitos que a empresa tem e se divide em 2 grupos: Circulante e não circulante. O ativo de curto prazo é mais importante, tem maior liquidez, é usado para garantir o pagamento de despesas. Já imobilizado mostra só o volume de recursos que continuam mais tempo na empresa.

Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, tem prazos diferentes para pagamento das dívidas, é dividido em 3 grupos: Circulante, não circulante e patrimônio liquido.

Passivo Circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias prima, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já reconhecidas pela empresa: imposto de renda, férias, 13° salário etc.). Passivo não Circulante é um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço. O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.

No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

Demonstrações de resultados: É um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.

Receitas são fontes de recursos, as despesas e custos são aplicações. Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade (contabilidade) ou patrimônio (economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos. Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não operacionais. Receitas operacionais" são as provenientes do objeto de exploração da empresa. Receitas não operacionais" são ingressos provenientes de transações (atípicas ou extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa. A demonstração de resultado mostra a soma dos valores do período, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas, tendo o resultado, seja ele lucro ou prejuízo. Quanto maior forem os lucros da empresa, melhor poderá investir nos seus ativos usando seus próprios recursos. As demonstrações financeiras podem ser divididas em: Demonstrações Primárias (Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado), Demonstrações Secundárias (Principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos), Métodos de Análise: (Horizontal e Vertical) e Índices: (Grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com