TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Metodologia Do Trabalho Científico

Artigo: Estudo Dirigido Metodologia Do Trabalho Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  6.805 Palavras (28 Páginas)  •  998 Visualizações

Página 1 de 28

ESTUDO DIRIGIDO

AULA: O3-GIL,Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição- São Paulo: Atlas, 2009.

1. Qual a definição da pesquisa social?

2. Para a pesquisa social, defina Realidade Social.

3. Qual a finalidade da pesquisa social?

4. Explique: pesquisa Exploratória; Descritiva e Explicativa.

5. O que é pesquisa de Ação?

6. Defina pesquisa Participante.

7. Cite as etapas que envolvem a pesquisa social.

RESPOSTAS:

1. Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos e a solução destes problemas através do método científico.

2. Realidade social é entendida em seu sentido amplo, envolvendo todos os aspectos relativos ao homem em seus múltiplos relacionamentos com os outros homens e instituições sociais.

3. Pode ter como finalidade, a descoberta de novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo, apenas por razões intelectuais ou pelo desejo de intervir em alguma realidade com o objetivo de contribuir socialmente com o progresso social da ciência , resolver problemas de ordem social ou para construção de teorias e práticas.

4. Pesquisa Exploratória: Tem por objetivo aprofundar as questões a serem estudadas, adquirir um maior conhecimento sobre o tema, propiciar maior familiaridade com o problema de forma a torna-lo explicito ou construir hipótese, através de bibliografias, documentos, estatísticas, estudos de casos entre outros.

Pesquisa Descritiva: Tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas ou sistemas técnicos, sem, entretanto entrar no mérito dos conteúdos. Ou seja, não pode haver interferência do pesquisador. Ela busca estudar as características de algum grupo, comunidades ou determinadas populações através de técnicas padronizadas de coleta de dados.

Pesquisa Explicativa: Este é o tipo de pesquisa que mais se aprofunda no conhecimento da realidade; identificando fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos.

5. Pesquisa de Ação é um tipo de pesquisa participante que supõe intervenção participativa na realidade social. Exige o envolvimento ativo do pesquisador e ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema, supõe geralmente, uma ação planejada de caráter social, educacional ou técnico-operacional segundo THIOLLENT, 1985.

6. Pesquisa Participante implica necessariamente a participação tanto do pesquisador no contexto, grupo ou cultura que esta sendo estudado, quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo de pesquisa. Há neste tipo de pesquisa um fundamento politico que possibilita discutir a importância do processo de intervenção na realidade social.

7. Envolve planejamento, coleta de dados, analise interpretação e redação do relatório. Compreende nove etapas. São elas:

*Formulação do problema;

* construção de hipótese ou determinação dos objetivos;

*delineamento da pesquisa;

*operacionalização dos conceitos e variáveis;

*seleção da amostra;

*elaboração dos instrumentos de coleta de dados;

*coleta de dados;

* analise e interpretação dos resultados;

* redação do relatório.

AULA: 02- MINAYO, Maria Cecilia de Souza. TRABALHO DE CAMPO: CONTEXTO DE OBSERVAÇÃO,INTERAÇÃO E DESCOBERTA. IN: Pesquisa social: teoria, método e curiosidade. Petrópolis, RJ: Vozes,2008.

1. Defina qual a importância do trabalho de campo?

2. Defina o pesquisador.

3. Defina o publico alvo.

4. Quais os elementos necessários para a aproximação do objeto de estudo?

5. Defina a importância da entrevista.

6. Faça a relação das classificações da entrevista e em que momento elas são utilizadas.

7. Defina as fontes de informações da entrevista.

8. Explique cada passo da postura do entrevistador.

9. Defina qual o papel do relator e do animador no processo de entrevista.

10. O que é observação participante?

11. O que a atividade de observação permite ao pesquisador?

12. Cite quais os instrumentos necessários para o processo de trabalho de campo.

13. Quais as atitudes para teorizar o trabalho de campo?

14. O que e o trabalho de campo?

15. O que o profissional em formação em serviço social poderá adquirir como o trabalho de campo?

RESPOSTAS:

1. O Trabalho de Campo permite a aproximação do Pesquisador da realidade sobre a qual formulou a pergunta, bem como estabelece a interação com os “atores” que conformam a realidade e assim, constrói um conhecimento empírico para quem faz pesquisa social.

2. Ele é um curioso, um perguntador. Não deve ser um formalista que se apegue à letra de seu Projeto, tampouco um empirista para quem a realidade é o que ele vê a olho nu.

3. São os sujeitos/objetos de investigação, primeiramente, construídos teoricamente enquanto componentes do objeto de estudo. E fazem parte de uma relação intersubjetividade, de interação social com o pesquisador.

4. Além dos referenciais teóricos, dois instrumentos são indispensáveis para a realização do trabalho de campo: a Observação e a Entrevista. Esses possibilitam a fala de ser reveladora de condição de vida, de expressão dos sistemas de valores e crenças, transmite suas condições históricas, socioeconômicas e culturais.

5. Estratégia mais usada no processo de trabalho de campo, a entrevista tem sentido amplo de comunicação verbal, no sentido restrito de coleta de informações sobre determinado tema científico.

6. Sondagem de opinião: Questionário estruturado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com