TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido – Trabalho e Sociabilidade

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido – Trabalho e Sociabilidade

Nome: Stéphane Cardoso (97763)

  • Explique com suas palavras valor de uso, valor de troca e valor.

Valor de uso: é dado pelas características de uma mercadoria (qualitativamente).  O valor de uso é medido pelo trabalho concreto, que advém da habilidade humanas.

Valor de troca: está relacionada a proporção, as mercadorias diferem-se quantitativamente. O valor de troca é dado pelo tempo de trabalho gasto para a produção de uma certa mercadoria. Advém do trabalho abstrato.

Valor: é equivalente a proporção do trabalho abstrato à produtividade do trabalho concreto.

  • Explique a forma D-M-D.

É equivalente a forma de circulação da mercadoria no sistema capitalista, onde inicialmente é investido um capital para o início de produção de dada mercadoria, quando produzida, essa mercadoria é inserida no mercado com um valor elevado ao do capital inicial, com a finalidade de obtenção de lucro.

D – dinheiro

M – mercadoria

D – dinheiro.

  • Em poucas palavras, o que podemos compreender por Fetiche de Mercadoria?

O fetiche de mercadoria é dado pela relação entre os valores como se fosse algo natural, independente de quem tenha o criado, uma espécie de alienação que faz com que o trabalhador não se reconheça no produto de seu trabalho, não percebendo a sua condição de explorado. As relações sociais que ligam o trabalhador, aparecem como relação entre as mercadorias, ou seja acontece uma coisificação dessas mercadorias, objetos “governam” os produtores e não os produtores que “governam” esse objeto.

  • O que podemos compreender por Mais-Valia?

A mais valia é equivalente ao excedente do trabalho não pago, que não é incluído no salário do trabalhador. É a mais valia a grande responsável pelo lucro que é investido para aumentar o capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com