TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares - Biomas Brasileiro

Por:   •  11/4/2018  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna: Dulcinéia Vieira

RA-1631010

POLO

MONTE SIÃO

2017

Sumário

1- Texto- a mata atlântica ----------------------------------------------------------------------1

2- Perguntas referentes ao texto -------------------------------------------------------------2

3- Respostas referentes ao texto-------------------------------------------------------------2

3- Referências bibliográficas ------------------------------------------------------------------3


A mata atlântica

Leia o texto:

É uma floresta em pedaços. Segundo estimativas recentes, restam de 11% a 16% de sua cobertura original, a maior parte na forma de fragmentos com menos de 50 hectares de vegetação contínua, cercados de plantações, pastagens e cidades. Há tempos se sabe que essa arquitetura desarticulada dificulta a recuperação da floresta, uma das 10 mais ameaçadas do mundo. Pesquisadores coletaram informações sobre a abundância e a diversidade de anfíbios, aves e pequenos mamíferos em dezenas de trechos no Planalto Ocidental Paulista, as terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste ocupam quase a metade do estado. Ao comparar os dados, os pesquisadores observaram quedas dramáticas na biodiversidade dos fragmentos. (Pesquisa Fapesp, maio de 2011. Adaptado.)

Responda:

a) Qual o nome do bioma brasileiro a que se refere o texto? Cite uma característica desse bioma quanto ao regime hídrico e uma característica relativa aos aspectos da flora?

b) O texto faz referência às terras em declive que se estendem da Serra do Mar rumo a oeste. Rumo a leste, quais são os outros dois ecossistemas terrestres que estão presentes?

Respostas:

a)  O texto acima se refere ao bioma Mata Atlântica ou Floresta.

- Esse bioma é caracterizado por ter um índice alto de pluviosidade (4.000 mm/ano). A serra do mar conserva muito vapor da água do mar, e assim aumenta a pluviosidade. Ela recebe muitas chuvas o ano todo, formando uma higrófita.

- Uma característica relativa aos aspectos de sua flora é a vegetação, com epífitas conhecidas por bromélias, musgos, samambaias e orquídeas; por ter uma vegetação com plantas que tem um ciclo de vida longo (plantas perenes), com muitas árvores de porte grande, suas plantas são organizadas em estratos.

b)  Estão presentes rumo a leste a vegetação restinga que é uma vegetação arenosa e salina, próxima ao mar com árvores de pequeno ou médio porte, com caules tortuosos e copas que não fecham totalmente a passagem da luz solar. Seus caules são cobertos por trepadeiras e epífitas que buscam a luz se apoiando sobre outros vegetais. E em seguida o manguezal que é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com