TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Socioculturais

Trabalho Universitário: Estudos Socioculturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

1) Após a leitura do texto A configuração “Sociedade”: numa ótica de Norbert Elias, aponte semelhanças e diferenças da concepção de sociedade de Norbert Elias em relação às abordagens de Anthony Giddnes e Pierre Bourdieu.

Resposta: Os três sociólogos buscam uma nova forma de concepção e análise da sociedade para melhor entender seu desenvolvimento e os indivíduos. Norbert Elias via a sociedade como uma estrutura única que só podia ser analisada por si mesmo, não permitindo ou interferindo no processo de formação de seus indivíduos que tinham seu papel e nada mais. Por outro lado Pierre Bourdieu e Anthony Giddnes colocam que há uma constante transformação tanto da sociedade como dos indivíduos, dessa forma, os indivíduos modificam a sociedade ao mesmo tempo em que são modificados por ela. Logo tanto o homem como a sociedade estão em processo de mudança.

2) Assista ao vídeo do programa A Liga – Trabalho infantil (parte 1), sobre trabalho infantil. Em seguida, responda: Como podemos analisar essa situação com base nas teorias de Emile Durkheim e Pierre Bourdieu?

Resposta: A sociedade se mostra irrelevante ao que vemos nessa situação já que em sua concepção cada indivíduo deve fazer sua parte para sua própria sobrevivência, mostrando como se cada um deva trabalhar de forma honesta por seu próprio sustento. Mas onde está essa sociedade quando se trata de punir aqueles que se encontram em classes diferentes da mesma? Logo se a própria sociedade insere esses indivíduos a mesma deve cuidar para que os mesmos tenham seus interesses básicos cumpridos. Na percepção dos sociólogos essa situação é imposta pela sociedade onde os indivíduos são resultado do que a mesma impôs a eles, colocando eles em situações onde a exploração infantil é uma saída para famílias de renda baixa. Começamos pela sociedade em si, o ambiente em que esses indivíduos se encontram foram impostos pela sociedade, seu desenvolvimento foi através dessa situação. A família é formada com as perspectivas que são possíveis de acordo com suas realidades, esses indivíduos tem que fazer escolhas baseadas na sua real situação, dessa forma afetando todo o âmbito familiar. A sociedade interfere no desenvolvimento do indivíduo da mesma forma que o indivíduo a modifica, criando um ciclo onde esses mesmos estão presos se nada vier das outras classes, sociedades que se encontram em situações diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com