TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 03 Gestão

Trabalho Escolar: Etapa 03 Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 2

Passo 1

A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem sucedidos (Crosby, 1998). Foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980 e baseia-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema da gestão de conhecimento mais conhecido e utilizado na indústria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-se um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

Os conceitos principais são:

• Orientação pelo cliente;

• Qualidade em primeiro lugar;

• Ação orientada por prioridade;

• Controle de processos;

• Controle de dispersão;

• Próximo processo é seu cliente;

• Controle de montante;

• Ação de bloqueio;

• Respeito pelo empregado como ser humano;

• Comprometimento da alta direção.

Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria contínua.

Passo 2

a )Serviços transporte cargas postais é um dos poucos serviços que já foram terceirizados nos correios, Vantagens são que as entregas e o transporte são feito com mais responsabilidade e segurança.

b) A ECT - Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos está proibida de abrir processo licitatório ou concluir licitação iniciada após 19/7/12 destinado à contratação de mão de obra terceirizada nos casos de agente, técnico e especialista, que incluem atendentes comerciais, carteiros, motorista, operadores de triagem, transborda e suporte. Entretanto são poucas as áreas que podem ser terceirizadas pelos correios

O transporte de carga entre unidades próprias dos Correios é atividade-meio, pois neste caso, em nenhum momento a empresa terceirizada irá receber ou entregar carga postal diretamente à população. Logo, a terceirização mostra-se como instrumento válido ao gerenciamento desta atividade-meio dos Correios, por não ser coincidente com a sua finalidade institucional.Aliás, o ramo de transporte de cargas em geral não é exclusivo dos Correios, havendo inúmeras transportadoras especializadas nesse mercado de livre iniciativa.

Quanto a um aspecto fático importante relativo ao tema, destaca-se que a carga postal é transportada pelas terceirizadas mediante o uso de “unitilizadores”. O termo técnico “unitilizar” significa unir vários volumes pequenos em um único volume maior, devidamente lacrado, com o intuito de facilitar a movimentação, a armazenagem e o transporte, fazendo com que possa ser realizado o transporte, do ponto de origem até o seu destino final, concentrando-se vários objetos em apenas um volume, de forma segura.

Assim, a transportadora terceirizada não mantém nenhum contato direto com a carga postal, permanecendo íntegro o sigilo de correspondência (CF, art. 5º XII).Ademais, os Correios é quem executa o direcionamento de todo o sistema de logística de transporte, mantendo o fluxo de toda a carga postal sob seu comando e administração, restando as transportadoras terceirizadas como meras “realizadoras materiais de tarefas executivas”.Enfim, quando se fala em terceirização do transporte, como etapa do serviço postal, deve se ter em mente que os Correios não transfere a terceiros, de forma irrestrita, tudo aquilo que compreende no termo “transporte” contido no artigo 7º da Lei 6.538/78, relacionado à finalidade do serviço postal.

Passo 3

Benchmarking - Aprender com quem faz melhor.

É um processo contínuo de aprendizado e de descobertas que deve ser incorporado ao sistema gerencial. O ponto focal é: Como os outros conseguem resultados superiores? Criatividade, inovação e mente aberta são fatores chaves. Preparar-se para troca de informações fidedignas é fundamental.

Um dos maiores benefícios que o benchmarking trouxe as organizações foi à capacidade de reação e adaptação diante das mudanças, pois com a globalização, o tempo é um fator de extrema importância para que as organizações mudem suas estratégias e continuem competitivas e lucrativas diante desse mercado sem fronteiras.

A utilização do benchmarking auxiliando processos de melhoria contínua pode ser aplicada em todos os níveis da organização, e em seus vários contextos. O mais importante é a organização não perder tempo reinventando aquilo que os outros já fazem melhor.

Sua aplicação tem como base: melhoramento dos processos, melhoramento do desempenho, melhoramento das estratégias da organização, através da busca de melhores práticas naquelas empresas do seu ramo ou não, que são consideradas excelentes no seu negócio.

Gerenciamento com Livro Aberto

Caracteriza-se pela divulgação transparente de todos os dados organizacionais pelos responsáveis da organização. Acredita-se que todo time deve ter conhecimento de tudo que ocorre dentro da organização. Acredita-se que quanto mais a pessoa saiba a respeito do ambiente em que opera, o que esta fazendo, qual sua importância, que resultado precisa atingir, ela passa a ter percepção diferenciada e aprofundada da realidade da organização e do ambiente onde esta inserida, permitindo produzir resultados diferenciados

O open book management é uma ferramenta que causa desconfiança e medo nos gestores, pelo fato da abertura total, da exposição dos pontos fortes e fracos a concorrentes. Porem, quando aplicada de forma ética, pode contribuir para que com os gestores, desde que esses deixem clara a cultura de abertura e que privilegiem o inter relacionamento entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com