TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Politica E Sociedade

Trabalho Universitário: Etica Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Ética é o conjunto de valores e princípios que utilizamos para decidir nossa conduta em sociedade. É o que orienta nossas ações em relação às três grandes questões da vida humana - querer, dever e poder -, que são exatamente os territórios da nossa ação. Em última instância, a palavra ética, de origem grega, remonta ao vocábulo "ethos", do século 6 a.C, o qual significa "a morada do humano", isto é, o que nos dá identidade, o que nos separa do mundo selvagem, do mundo animal. Aquilo que nos faz conviver de forma fraterna. A palavra "ethos" significa, portanto, o lugar onde nos abrigamos, no qual é preciso haver princípios e valores que permitam a convivência. Esse conjunto de princípios e valores é exatamente o que chamamos de ética, ou seja, as regras da casa. A palavra "ética" remonta à idéia de vida coletiva. Seria impossível pensar em ética se só existisse o indivíduo. A ética faz sentido apenas porque vivemos em conjunto. Portanto, ética tem a ver com o plural, não com o singular. Aliás, não existe ética individual. A ética é sempre de um grupo, de um coletivo maior ou de uma sociedade. Nosso sonho é que exista uma ética universal, mas isso ainda é um projeto.

IE: Porque é tão difícil chegar em uma ética universal?

MSC: Porque as sociedades em geral produzem seus valores e princípios de acordo com seu tempo histórico. De certa forma, a ética é circunstancial ao modo de vida da sociedade. Por exemplo, há 50 anos, a sociedade brasileira entendia como eticamente aceitável que um docente espancasse uma criança em sala de aula. Também se entendia que um empregado poderia ser demitido sem nenhum tipo de ressarcimento ou que uma empresa poderia utilizar os recursos naturais no limite de sua capacidade. Há 150 anos, dentro da nossa lógica de sociedade de dominação, era permitido ter escravos, embora estes não pudessem ser espancados em público, por causa da humilhação. A ética da época colocava as coisas dessa forma.

SC: Essa é uma possibilidade, pois a palavra "ética" tem uma multiplicidade de definições. Em minha opinião, a definição usada pela ISO pode ter alguns problemas. Primeiro, por limitar-se a ser uma definição e não um conceito. Uma definição é apenas a expressão imediata do sentido de algo. Penso que seria preciso aprofundar-se no conceito que essa definição encerra, ou seja, trabalhar os aspectos que ela envolve. Por exemplo, o que ela quer dizer com "aceitável"? O comportamento seria aceitável por seu conjunto, aceitável mundialmente? Para algumas sociedades, a excisão clitoriana é algo aceitável. O trabalho infantil também é considerado aceitável em determinadas sociedades. Em alguns países o suborno é considerado usual. Entendo que a grande questão nessa definição da ISO é a palavra "aceitável", que coloca em jogo a permissão para que as coisas aconteçam. Talvez ela possa ser entendida como eticamente saudável ou defensável, não sei. Mas há uma particularização excessiva da noção de ética que dificulta sua internacionalização.

SC: Quando me perguntam se é preciso investir em formação para melhorar a política brasileira ou desenvolver uma formação ética para o aparelho de governo, digo que isso não é necessário. A principal doença de nossas relações políticas é a corrupção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com