TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Monografias: Etnocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  3.229 Visualizações

RESPÓSTA DO CASO CONCRETO 3

1 – Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.

No México: Tem uma visão desse dia com uma data festiva e muito alegre. Eles comemoram com festas e homenagem aos mortos e ainda usam essa data como meio para o aumento do comércio na cidade.

No Brasil: Aqui já vemos essa data como um dia triste, diferente dos México. Se formos fazer uma homenagem aos nossos finados, seria a mesma coisa que voltar a sofrer a perda toda de novo.

2 – A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?

Resposta: Como a nossa cultura é diferente da deles, temos dificuldades em compreender essa comemoração numa data que para nós é tão triste. Por mais que seja estranho para nós, não podemos jamais discriminar alguém por ser de cultura diferente da nossa. Ser etnocêntrico é importante até conhecermos melhor o modo diferente como eles encaram esse dia.

3 – Interprete o significado do Dia de Finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.

No Brasil, como somos da cultura católica, esse dia é visto como um dia triste. Um dia em que lembramos dos nossos entes que partiram.

No México, como são de culturas diferentes da nossa, eles até usam essa data para tirarem vantagem dos outros países. Fazem uma festa muito alegre que mais ninguém faz e que acaba atraindo turistas do mundo inteiro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com