TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo, método Etnográfico E Relativismo Cultural

Exames: Etnocentrismo, método Etnográfico E Relativismo Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  4.893 Visualizações

Página 1 de 7

Etnocentrismo

O que é etnocentrismo?

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.

Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.

No campo da Administração a etnografia assume papel de ferramental para buscar resultados práticos para intervenção e controle dentro do universo das organizações enquanto que a Antropologia utiliza a ferramenta para criar conhecimento sem a preocupação de intervir no ambiente estudado.

na Administração e constatam que apesar de ser expressiva ainda não é unânime e que aproximadamente 59% dos pesquisadores já participaram de algum projeto envolvendo a etnografia.

Ainda, segundo esses autores, os principais pontos negativos no uso da etnografia em pesquisas na área de Administração são em ordem de importância:

• Custo elevado

• Prazo de realização elevado

• Risco de modismo

• Falta de profissionais experientes

• Interferência do pesquisador no comportamento estudado

• Amostra reduzida

• Não pode ser generalizado

• Dificuldade na análise e interpretação dos dados

Em contrapartida quanto aos aspectos positivos apresentam também pela ordem de importância:

• Observar o comportamento no seu ambiente

• Maior profundidade do estudo

• Superar o verbal e ver o inconsciente

• Gerar novos insights

• Analisar qualitativamente os resultados

• Tornou-se de uso atual

• Permite maior segmentação

O uso mais recente de pesquisas etnográficas na abordagem do segmento de Baixa Renda. Com o advento do fenômeno da globalização e a abertura dos mercados em países emergentes, as grandes corporações vislumbraram a oportunidade de diversificação e aumento da lucratividade, principalmente no segmento de mercado denominado de Baixa Renda. Como exemplo, temos casos como o da Procter & Gamble, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson, entre outras, cujos resultados de seus negócios em boa parte são oriundos dos mercados de países emergentes no qual atuam. O desejo por parte significativa das grandes corporações em conquistar o mercado de baixa renda levaram-nas a buscarem entender e analisar as oportunidades junto a esse segmento de mercado porém, a princípio verificou-se que as pesquisas tradicionais não conseguiam apreender as informações necessárias para o desenvolvimento de suas estratégias e essas organizações passaram a utilizar com freqüência a pesquisa etnográfica.

Método Etnográfico

Os estudos etnográficos são uma técnica, proveniente das disciplinas de Antropologia Social, que consiste no estudo de um objeto por vivência direta da realidade onde este se insere.

Permitindo analisar a componente social das tarefas desempenhadas numa dada organização tornam-se, no âmbito da Engenharia de Requisitos, extremamente uteis para ultrapassar a dificuldade que existe na recolha dos requisitos derivados de formas rotineiras e tácitas de trabalhar:

A origem

A etnografia tem origem na Antropologia Social, um dos quatro campos da Antropologia, que surgiu da necessidade de compreender as relações sócio-culturais, os comportamentos, ritos, técnicas, saberes e práticas das sociedades até então desconhecidas, e que tem vindo a ser adaptada a problemas comuns da actualidade.

Este estudo por observação é necessário porque parte do comportamento das pessoas é baseado em conhecimento não-falado, o conhecimento tácito. Assim, não é suficiente fazer perguntas, é necessário observar o que as pessoas fazem, as ferramentas que utilizam e como se relacionam entre si.

O método

A abordagem etnográfica e a identificação de requisitos têm muito em comum. Ambas têm o objetivo de entender uma cultura não familiar, todo o conhecimento, técnicas e práticas que a constituem de forma a traduzi-las de maneira a que possa ser entendida e usada por outros.

Tal como o etnógrafo, o engenheiro de requisitos tem a necessidade de documentar o domínio do sistema e a sua relação com a atividade de cada pessoa envolvida no seu funcionamento.

Os princípios

Em 1993, Blomberg argumentou que os engenheiros de software:

 criam ferramentas para processos de trabalho dos quais pouco conhecem;

 devem adquirir uma visão adequada do mundo e não apenas confiar nas suas próprias experiências e imaginação;

 extrair um conhecimento completo das práticas de trabalho para explorar e consolidar a relação as tarefas e a tecnologia

Desta forma, para orientar a atividade etnográfica apresentou os seguintes quatro princípios:

 Encontro inicial – passar algumas horas no ambiente onde os processos ocorrem para estudar as pessoas nas suas atividades diárias;

 Holismo – crença que os comportamentos apenas podem ser entendidos no contexto em que ocorrem;

 Descrição e não prescrição – descrever como as pessoas se comportam realmente e não como se deveriam comportar;

 Ponto de vista dos participantes - descrever os comportamentos de forma relevante para os participantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com