TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Homem E Sociedade

Artigos Científicos: Exercicios Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  7.262 Visualizações

Página 1 de 11

EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE

1 - Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:

A) Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.

2 - Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar:

E) Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.

3 - Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas:

Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o ___________________ como o ___________________ são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado ________________.

4 - Quais são os termos que completam na sequência o parágrafo acima de modo correto?

B) determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.

5 - "A população européia tem por característica a frieza nas relações sociais, enquanto no Brasil a população é conhecida pelo seu calor humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões frias determinam pessoas mais sérias e rígidas, enquanto o clima tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo."

Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do:

A) determinismo geográfico.

6 - BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada povo (“muitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”. Assim, entre seus pressupostos, é correto assinalar:

B) Cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que essa sociedade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras sociedades.

7 - Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.

Além dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano tem muita cultura”.

Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira:

C) Ambas mencionam a importância dos processos de aprendizado, mas no caso de Tylor é um conceito científico que pode ser aplicado universalmente (a qualquer ser humano), e no segundo caso, há uma tentativa de diferenciar as pessoas, e é muito usado pelo senso comum.

8 - Muito antes do surgimento da Antropologia, havia um debate sobre os elementos que diferenciam o comportamento humano dos demais animais. Jean Jacques Rousseau, em 1775, defende a seguinte idéia:

E) O papel central na transformação de nossa espécie de animais em seres humanos se deve à educação, sem a qual não seríamos muito diferentes das demais espécies.

9 - Leia esse trecho do livro CULTURA – um conceito antropológico (LARAIA, R. B, pgs. 33-34) e responda de acordo com a alternativa correta:

“Uma série de estudiosos tentou analisar, sob esse prisma, o desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade. (...) por detrás de cada um destes estudos predominava, então, a idéia de que a cultura desenvolve-se de maneira uniforme, de tal forma que era de se esperar que cada sociedade percorresse as etapas que já tinham sido percorridas pelas ‘ sociedades mais avançadas’.”

Esse trecho descreve corretamente a seguinte teoria:

D) Evolucionismo social.

10 - Sobre a cultura e a diversidade cultural, analise as afirmativas abaixo e assinale a que está correta.

A) Cultura diz respeito à humanidade como um todo, pois todos os povos desenvolvem cultura. Mas também é possível afirmar que cada cultura possui uma lógica interna, e isso a diferencia de todas as outras.

11 - O etnocentrismo, que pode ser definido como uma incapacidade de compreender o “diferente”, é considerado pela Antropologia:

A) Uma forma correta de analisarmos as diferenças culturais, pois não podemos abrir mão da superioridade de nossa cultura frente às outras.

12 - Sugestão

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa correta:

Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este programa é o que chamamos de cultura. E esta formulação — que consideramos uma nova maneira de encarar a unidade da espécie — permitiu a Geertz afirmar que "um dos mais significativos fatos sobre nós pode ser finalmente a constatação de que todos nascemos com um equipamento para viver mil vidas, mas terminamos no fim tendo vivido uma só!" Em outras palavras, a criança está apta ao nascer a ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplitude de possibilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com