TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios - Homem E Sociedade

Ensaios: Exercícios - Homem E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  5.617 Palavras (23 Páginas)  •  4.899 Visualizações

Página 1 de 23

EXERCICIOS HOMEM E SOCIEDADE

* Entre as características que definem e marcam as especificidades da espécie humana em comparação com as outras que nos cercam, podemos apontar:

A) Organiza agrupamentos de indivíduos que definem formas coletivas e ordenadas de práticas, pensamento, comportamento, convivência e sobrevivência.

B) É uma espécie que dependeu das características biológicas para definir a Humanidade. A única diferença entre o Humano e as outras espécies, pode ser resumida à evolução biológica de um cérebro capaz de efetuar operações complexas.

C) Define-se coletivamente dentro de grupos que seguem a mesma história e que não se importam com as diferenças entre as diversas sociedades e culturas existentes.

D) Trata-se de uma espécie que tem garantido em sua carga genética a capacidade de aprendizado e socialização, reproduzindo através do tempo sempre as mesmas respostas às mesmas necessidades.

E) Enquanto as outras espécies tiveram pouca evolução cultural, a espécie humana teve pouca evolução biológica. Isso nos faz uma espécie diferente das outras

* Sobre as teses do determinismo biológico e geográfico, é correto afirmar:

A) Ambas teses são verdadeiras, pois é perceptível que o comportamento humano é moldado conforme as características herdadas geneticamente e também às imposições do meio ambiente como o clima.

B) Ambas teses são verdadeiras, quando o que está sendo considerado é a diversidade cultural.

C) Ambas teses são falsas, uma vez que podemos perceber que em alguns casos somos determinados geograficamente, em outros casos, nosso comportamento é determinado biologicamente.

D) Essas teses foram verdadeiras durante nossa evolução, mas depois que nos transformamos em humanos, elas perderam a importância.

E) Ambas teses são falsas, pois o ser humano é também produto do meio social no qual se desenvolve, não sendo determinado apenas pela biologia ou pela geografia de um povo.

* Leia o texto abaixo, que se encontra incompleto, contendo três lacunas:

Desde a Antigüidade os homens preocupam-se com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos e tentam explicar tais diferenças, a partir das diferenças genéticas, hereditárias, raciais e também a partir das variações dos ambientes físicos. Porém as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas pelas diversidades biológicas ou geográficas: tanto o ___________________ como o ___________________ são incapazes de explicar as diferenças entre os homens. Segundo a Antropologia, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado que se realiza desde a infância, na cultura a que estão inseridos - um processo denominado ________________.

Quais são os termos que completam na sequência o parágrafo acima de modo correto?

A) antropólogo; sociólogo; etnocentrismo.

B) determinismo biológico; determinismo geográfico; endoculturação.

C) social; cultural; antropologia.

D) determinismo biológico; etnocentrismo; cultura.

E) estruturalismo; etnocentrismo; relativismo.

* "A população européia tem por característica a frieza nas relações sociais, enquanto no Brasil a população é conhecida pelo seu calor humano. Esta divergência cultural entre as populações européias e os brasileiros pode ser explicada pelas diferenças climáticas: as regiões frias determinam pessoas mais sérias e rígidas, enquanto o clima tropical favorece a alegria, a sensualidade e a descontração de nosso povo."

Nestes fragmentos de afirmações podemos identificar idéias provenientes do:

A) determinismo geográfico.

B) determinismo biológico.

C) determinismo cultural.

D) determinismo histórico.

E) determinismo psicológico.

* BOAS desenvolveu a teoria do PARTICULARISMO HISTÓRICO, chamada Escola Cultural Americana. O autor defende que a humanidade não tem uma evolução histórica unilinear, mas multilinear. Isso equivale a propor que não podemos falar em evolucionismo social, pois a história é algo particular a cada povo (“muitas linhas”), e não um único destino (“única linha”) dentro do qual podemos classificar os “mais avançados” e os “mais atrasados”. Assim, entre seus pressupostos, é correto assinalar:

A) Sua teoria busca apoio nas ciências naturais para comprovar a origem biológica dos fenômenos culturais; a evolução cultural multilinear depende da herança genética de um povo.

B) Cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que essa sociedade enfrentou, e não um padrão a ser atingido considerando outras sociedades.

C) Devemos compreender a cultura como um fenômeno puramente intelectivo de base filosófica, assim podemos explicar a importância dos símbolos para a Humanidade; as culturas mais particulares avançam mais e as outras menos.

D) Cada hábito cultural deve estar relacionado com a necessidade de sobrevivência de um grupo; assim a particularidade de cada cultura se dá em função da criação de tecnologias diferentes.

E) Não é possível compreender a diversidade cultural sem considerar a história universal humana que nos coloca em diferentes graus de evolução; assim, os povos mais atrasados não devem ser um padrão de referência para a evolução humana.

* Em 1871, TYLOR definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.

Além dessa definição, encontramos em nosso dia-a-dia frases que atribuem mais ou menos cultura a cada indivíduo, como: “fulano tem muita cultura”.

Essas duas formas de definir cultura podem ser corretamente colocadas da seguinte maneira:

A) Ambas são idênticas, pois afirmam que a diferença de comportamento entre cada indivíduo é resultado de suas características inatas–

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com