TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios sobre a compreensão das questões de Sociologia

Ensaio: Exercícios sobre a compreensão das questões de Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  Ensaio  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios de compreensão

• Respostas

1- A qualquer um, menos a elas mesmas. A responsabilidade política, social, econômica, enfim de todas as categorias, é da própria sociedade. É dela que saem as figuras máximas de cada segmento.

2- Poder é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força. Poder é um termo de origem latina, e é definida por diversas áreas. Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu. As principais teorias sociológicas relacionadas ao poder são a teoria dos jogos, o feminismo, o machismo, o campo simbólico e etc.

3- FORÇAS PRODUTIVAS. As relações de produção (veja RELAÇÕES DE PRODUÇÃO) são constituídas, numa sociedade de classes, por uma dupla relação que engloba as relações dos homens com a natureza de produção material. São elas: relações de agentes de produção com o objeto e relação com os meios de trabalho, sendo que a última origina as forças produtivas.

FORÇAS SOCIAIS. De modo geral, pode ser entendida como todo o estímulo ou impulso efetivo que conduz a uma ação social. De forma concreta, uma força social, representa o consenso por parte de um número suficiente de membros de uma sociedade, que tenha a finalidade de acarretar uma ação ou mudança social de certa índole. No plural - forças sociais - é utilizada para designar os impulsos básicos típicos, ou motivos, que conduzem aos tipos fundamentais de associação e de formação de grupos.

4- Porque quem concentra o poder também tem o monopólio do uso da força. O Estado é quem detém o poder soberano, logo para que reine a paz social, este precisa usar a força para impedir que se instale o caos e que os mais fortes subjuguem os mais fracos.

5- As sociedades liberais renunciaram, enquanto possível, aos modos autoritários de poder; seus pressupostos políticos implicam a liberdade como princípio básico das instituições sociais; as sociedades neo-liberais preconizam a liberdade formal, fazem os indivíduos viverem uma sensação de liberdade real e, no entanto a sujeição do indivíduo aos mecanismos de poder é um objetivo estrutural. Um modelo que se veste com a roupagem externa de liberdade, mas produz e aprofunda a desigualdade como resultante intrínseca a seu próprio modelo estrutural. Nossas sociedades neo-liberais se sustentam em dispositivos de poder que se legitimam não mais pela força coativa do mando, mas pelo controle eficiente das subjetividades, pelo treinamento das vontades e pelo adestramento dos desejos.

6- O desinteresse da maioria dos indivíduos pelos assuntos públicos é um dos grandes problemas políticos nas sociedades modernas. Os indivíduos são levados ao isolamento pelo predomínio de valores individualistas e de interesses estritamente particulares, assim como pela submissão ás leis do mercado e do consumo. Nesse contexto, perde-se o sentido do que é comunitário e não se percebe a importância da participação na vida coletiva. o bem público deixa de ser entendido como o bem produzido por todos para toda a sociedade; é visto como um bem que não pertence a ninguém e, por isso, pode ser depredado ou apropriado por qualquer um. As formas de delegação do poder e disseminação de um comportamento social fortemente influenciado pelos meio de comunicação de massa contribuem para que a indiferença política se instale. Além dos que não participam por desconhecer seu papel no processo politico, ha os indiferentes, aqueles que compreendem a situação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com