TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique qual o significado do risco país para os países emergentes

Trabalho acadêmico: Explique qual o significado do risco país para os países emergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  5.309 Palavras (22 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 22

FEAD

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

Tutor: Juliana Amaral

Introdução à Economia

Tema Proposto:

Explique qual o significado do risco país para os países emergentes.

Belo Horizonte – MG

2012

Índice

Introdução................................................................................................................01

Desenvolvimento......................................................................................................02

Conclusão.................................................................................................................09

Referências Bibliográficas........................................................................................10. 

Introdução

A expressão “risco país” entrou para a linguagem cotidiana do noticiário econômico, principalmente em países que vivem em clima de instabilidade, como o Brasil e a Argentina. O “risco país” é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país. Desta forma, se tornou decisivo para o futuro imediato dos países emergentes.

01

Desenvolvimento

Os fundamentos econômicos internos de um país são frequentemente utilizados na literatura acadêmica como representantes desse risco. Os fatores externos, por sua vez, relacionam-se às oportunidades e aos riscos externos, tais como, a situação macroeconômica das principais economias desenvolvidas, a taxa de juros internacional e o grau de aversão ao risco do investidor estrangeiro. De forma alternativa à análise dos fluxos de capitais, podem-se investigar os determinantes dos preços dos ativos no que concerne aos seus aspectos domésticos e externos.

É comprovado empiricamente que o movimento dos preços dos títulos dos países emergentes, sob a ótica do risco-país, é consequência não só da percepção das condições macroeconômicas, como também da percepção e avaliação do risco global. Em termos quantitativos, o risco-país é representado pela diferença de rendimento entre um ativo com risco e um ativo considerado sem risco, sendo que esse diferencial de rendimento será maior ou menor a depender das condições gerais de liquidez, do grau de aversão dos investidores e do risco que estes atribuem a cada ativo em particular (Canuto & Santos, 2003).

O risco-país é um conceito que se reporta ao risco de inadimplência dos Estados soberanos e demais tomadores de recursos de um país associado a fatores que podem estar sob o controle do governo, mas não estão sob o controle das empresas privadas ou dos indivíduos. Basicamente, o risco-país é formado por dois componentes: risco doméstico e risco externo.

O risco doméstico refere-se aos determinantes específicos aos países, que estão relacionados aos fundamentos econômicos, tais como, a situação fiscal e externa, o nível de reservas internacionais, a taxa de crescimento da economia, a taxa de inflação, dentre outros.

O risco externo, por sua vez, diz respeito aos fatores globais, que são representados pela taxa de juros livre de risco, pelo efeito contágio das crises financeiras e pelo grau de aversão ao risco do investidor internacional (Calvo ET al., 1993; Fernandez-Arias, 1996; Taylor & Sarno, 1997; Kim, 2000).

02

Da dívida externa dos governos centrais de países emergentes, denominados em moeda estrangeira, que são negociados em mercados secundários. Verdadeiramente, O que é risco país? O risco país é um índice denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+) e mede o grau de "perigo" que um país representa para o investidor estrangeiro. Esse índice sinaliza para o investidor a capacidade de uns países honrarem seus compromissos e é utilizado como uma referência do preço que os investidores devem exigir como remuneração do capital que eles pretendem investir em um país. Quanto maior for esse número maior será a possibilidade do referido país não honrar com seus compromissos. Quanto maior for o risco, menor será a capacidade do país de atrair investimentos estrangeiros. Para tornar o investimento atraente, o país tem que elevar as taxas de juros que remuneram os títulos representativos da dívida.

O responsável pelo cálculo do índice no risco país é calculado por agências de classificação de risco e bancos de investimentos. O banco de investimentos americano J. P. Morgan, que possui filial em diversos países latino-americanos, foi o primeiro a fazer essa classificação e é o disponibilizado pelo Portal Brasil em sua seção de índices financeiros.

O EMBI surgiu no início dos anos 90, quando boa parte dos principais países em desenvolvimento renegociou sua dívida externa, no âmbito do "Plano Brady", uma referência a um dos líderes desse processo, o então secretário do Tesouro americano, Nicholas Brady. Como parte da renegociação de prazos e juros de pagamento, esses países entregaram aos credores uma série de títulos financeiros, com ampla circulação no mercado de capitais global.

Os investidores precisavam de parâmetros de referência para vender ou comprar esses papéis. Para auxiliar esses investidores, os grandes bancos criaram indicadores para acompanhar o mercado de títulos, a exemplo do que o Ibovespa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com