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Expressão Corporal

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Por:   •  6/4/2014  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  513 Visualizações

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Expressão Corporal

A Expressão Corporal está associada hoje a diversas práticas corporais, tanto no campo de conhecimento em dança, quanto de comunicação, neste último sob a perspectiva da comunicação não-verbal ou “linguagem corporal”. Por ser uma expressão muito utilizada em nossa atualidade, por ter conquistado as salas de aula dos cursos de graduação em dança e teatro, é preciso traçar um pequeno histórico da inserção desse termo no universo das artes cênicas para que possamos compreender sua definição. Para isso, o texto se baseia nas principais ideias discutidas sobre Expressão Corporal, desenvolvida pelos artistas que iniciaram esse trabalho no Brasil, na década de 60, Angel vianna e Klauss Vianna, e na Argentina, a partir dos anos 50, por Patricia Stokoe. Acredita-se que essas figuras da dança são de significativa importância no desenvolvimento e pensamento sobre a Expressão Corporal no Brasil e no mundo.

Klauss Vianna, considerado o introdutor da Expressão Corporal no Brasil, desenvolveu seu trabalho principalmente na história do teatro brasileiro, com a preparação corporal de atores que passarem a ter consciência das possibilidades de seu corpo como expressão, para além das falas e dos gestos triviais. Na tentativa de elaborar um conceito ou definir uma técnica, Klauss assina um documento datilografado (sem data) com título “Expressão Corporal”, em que é possível ter acesso ao pensamento desenvolvido por ele em relação a este tema específico. Para Klauss, a tomada de consciência de nossas emoções é inseparável das tomadas de consciência corporais, refletindo na imagem de nosso corpo, a imagem de nosso interior.

Klauss, que também era um pesquisador da anatomia humana, alega que o corpo possui reações a estados físicos e psíquicos que estão muito vinculadas a nossa própria musculatura, a maneira como ela se organiza e funciona. Ele começa descrevendo a movimentação corporal que se faz ao se ter medo ou sentir-se ameaçado, em que toda a musculatura se contrai com a finalidade de proteger os órgãos vitais. Assim ele coloca:

Source(s): Expressão corporal

“Nosso íntimo está protegido por uma camada de carne quente, elástica, capaz de se adensar,

criando em torno de nossos órgãos vitais uma parede assaz resistente - contrair nossa musculatura

é a primeira reação defensiva contra qualquer espécie de agressão ou perigo,

seja ele físico ou psíquico.” (VIANNA, pág. 02, s/data)

O desenvolvimento de nosso conhecimento sensível, que começa a ser elaborado e moldado ainda na infância, é fundamental para compreensão de como as tensões musculares se estabelecem em nossos corpos. Além disso, o contato restrito do toque que a educação tradicional rege, provoca um distanciamento ainda maior da consciência mental com a física. O trabalho de expressão corporal é, por isso, uma técnica que visa “reeducar” esse corpo distanciado, fazendo-o consciente de suas potencialidades, de sua sensorialidade de maneira abrangente e de sua expressividade. Por isso talvez, Klauss desenvolve um pensamento sobre o corpo que está ligado ao desenvolvimento dos sentidos físicos e da comunicação não-verbal:

“O processo de expressão corporal na mesma medida em que vai desverbalizando - tornando as

palavras cada vez mais sem sentido, vai ampliando a percepção visual, tátil e motora. O indivíduo

vai aprender a existir em um mundo cada vez mais amplo, mais rico e mais complexo. Basta isto

para alterar consideravelmente o sentido das palavras. Antes as pessoas viviam na convicção de

que o dizível é o mais importante ou é quase tudo. Depois ele percebe que o indizível é maior.”

(idem, pág. 03)

O trabalho corporal proposto por Klauss está diretamente vinculado com a relação física, artística e criativa do corpo, como expressão do homem. Para este autor, os exercícios libertam as pessoas, pois apresentam uma nova forma de trabalho, um trabalho consigo mesmo. É um método que pode trazer de volta o diálogo do corpo com a mente, ajudando na recuperação de tensões físicas e emocionais, inclusive.

Angel, que participou da pesquisa e desenvolvimento técnico sobre a expressão do corpo ao lado de Klauss, foi responsável pela primeira turma desse “método” em 1966, no Rio de Janeiro, na escola de Tatiana Leskova. Para ela, a dita expressão corporal é uma atividade vital cujo objetivo é a conscientização através do corpo. O termo - para Angel já banalizado - fala muito de um movimento interior, uma busca por si próprio. Por ser vital, o encontro do corpo físico com o psíquico ensina a pessoa a se conhecer, se amar e com isso a se relacionar melhor com o outro. Em entrevista cedida ao “Jornal Ipanema” em 1977, Angel explica:

“É a tentativa de encontrar um paralelo que equilibre o eixo corporal e emocional. O encontro dos

dois é a totalidade do corpo e da mente. O eixo emocional tem muita influência no eixo corporal e

vice-versa. Se os dois andarem mais ou menos juntos as coisas se equilibram. Por exemplo: uma má

postura pode acarretar tensões, e tensões acarretam uma má postura.” (VIANNA, 1977)

Na mesma entrevista, Angel conta como a expressão corporal iniciou-se no Brasil, através do trabalho que Klauss começou a fazer com atores. Por ser de formação de dança, seu principal interesse estava no corpo e em seu movimento, por isso aplicou trabalhos de relaxamento e improvisação corporal para trabalhar com atores, criando uma nova linguagem que depois se afirmaria como “expressão corporal”. Depois disso a técnica se estendeu para além do trabalho com atores e atualmente pode ser interpretada e resignificada em diversas linhas de trabalho corporal no mundo todo.

Uma linha de pensamento que também não pode deixar de ser falada, enquanto tentativa de se definir o conceito de expressão corporal, é o trabalho de Patricia Stokoe, em sua escola na Argentina. Para ela a expressão corporal está relacionada com os movimentos mais primitivos do homem, com uma forma de relação com o corpo que está presente desde os primeiros passos considerados dança, na história da humanidade. A expressão corporal nesta concepção

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