TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL[pic 1]

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

MACEIÓ

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL[pic 2]

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

QUE HORAS ELA VOLTA

MACEIÓ

2017

Que horas ela volta

        O filme retrata a história de Val, nascida em Pernambuco, como boa parte da população nordestina, parti para São Paulo em busca de melhores condições de vida, onde encontra emprego de babá e permanece como empregada de uma família da alta sociedade, mas acaba deixando para trás sua filha Jéssica, que após treze anos decide prestar vestibular em São Paulo e sua chegada causa um grande reboliço na casa.

        Jéssica e Val começam a entrar em conflito devido a visão conformista de Val, que sempre se coloca em posição subserviente, relação patrão x empregada, o oposto de Jéssica, que não aceita muitas das condições vividas pela mãe. O olhar crítico de Jéssica e sua personalidade marcante chega a chocar por muitas vezes sua mãe, acostumada com essa relação de quase invisibilidade.

        No decorrer do filme algumas cenas chamam a atenção, em um dos diálogos com a filha, Jéssica indaga a mãe onde ela aprendeu o que pode e o que não pode, e a mãe responde que isso a pessoa já nasce sabendo, as relações impostas como normais, na realidade são quase relações de escravidão, onde os patrões impõe as regras a serem seguidas pelos empregados. Em outro momento Jéssica estava visitando um apartamento com José Carlos, o patrão de sua mãe, e ela tenta agradecer pelo passeio com um abraço e ele tenta algo mais com ela, acreditando que ela provavelmente aceitaria aquela situação pelo fato de ser a filha da "empregada", Jéssica pede desculpas,  dando a entender que ele entendeu errado. A que mais me chamou a atenção é quando Val informa que sua filha conseguiu passar na primeira etapa do vestibular, coisa que o filho da patroa, estudando nas "melhores" escolas, não conseguiu e a patroa controversa a parabeniza, mas no fundo inconformada pelo fato da filha da empregada ter passado.

        Jéssica consegue enxergar a única coisa que realmente pode mudar uma sociedade, a educação, enquanto não tivermos um ensino de qualidade, a preocupação de formarmos pessoas que possam questionar e não aceitar tudo que nos empurram goela abaixo, viveremos em um país dividido em duas esferas: os que servem e os que são servidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com