TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DE RISCOS E PROTEÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS

Dissertações: FATORES DE RISCOS E PROTEÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA

FATORES DE RISCOS E PROTEÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS

2. JUSTIFICATIVA

A Prevenção e o tratamento das deficiências depende de todos os cidadãos e das autoridades constituídas, pois uma sociedade que pretende mudança profunda não é ético conviver com deficiências que poderiam ser evitadas.

Desta forma, este trabalho se justifica por pesquisar informações de como a população em geral deve adotar medidas visando a prevenção das deficiências? Sendo que é por meio de proporcionando os esclarecimentos necessários, que se pode diminuir a incidência de doenças e o número de complicações degenerativas que acarretam sérias e irreversíveis consequências aos seus portadores.

3. PROBLEMA

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 10% da população é portadora de algum tipo de deficiência, e no Brasil estima-se que haja 16 milhões de pessoas portadoras de deficiência.

Segundo a Organização das Nações Unidas, prevenção é um conjunto de ações destinadas a impedir a ocorrência de limitações físicas, intelectuais,psíquicas, sensoriais ou evitar que os impedimentos causem deficiência ou limitação funcional permanente.

Ao considerar que 70% dos casos de deficiência podem ser evitados, temos como aspectos e problema de pesquisa: de que maneira se pode conscientizar a sociedade sobre algumas medidas e cuidados que devem ser tomados antes e durante a gravidez, na hora do parto e após o nascimento?

4. HIPÓTESE

São muitas as causas e os fatores de risco que podem levar à instalação de algumas deficiências. E mesmo utilizando sofisticados recursos diagnósticos, não se chega a definir com clareza a etiologia (causa) da deficiência.

Sendo assim, a prevenção é um conjunto de ações destinadas a impedir a ocorrência de limitações físicas, intelectuais, psíquicas, sensoriais ou evitar que os impedimentos causem deficiência ou limitação funcional permanente.

Então alguns cuidados sendo tomados nas fases do pré-natal, perinatais e pós-natal, poderão impedir que se produza uma deterioração física, intelectual, psiquiátrica ou sensorial (prevenção primária) ou que essa deterioração cause uma deficiência ou limitação funcional permanente.

5. OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

• Conscientizar as pessoas sobre a problemática das pessoas portadoras de deficiência, visando o rompimento dos preconceitos e o desenvolvimento de ações que beneficiem esse segmento.

5.2 Objetivos Específicos

•Investigar alguns aspectos relacionados ao tema da prevenção de deficiências;

• Contribuir para redução do índice de nascimentos de crianças com deficiência;

• Utilizar a intervenção também como referência para constatação de crianças com deficiência;

• Prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência com o intuito de propiciar a sua plena integração à sociedade.

6. METODOLOGIA

Será trabalhada uma pesquisa bibliográfica dando ênfase a valorização da Prevenção das deficiências: antes, durante e depois do nascimento, onde serão utilizados materiais concretos como: revistas, livros, artigos, reportagens e Internet.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando se fala em ações preventivas, se esta tentando amenizar as consequências no futuro, pois procura que cada vez mais sejam menores as alterações no desenvolvimento da população em geral. Sendo que a prevenção das deficiências, deve interessar a todos os cidadãos. A medicina, psicologia e a educação nos indicam uma eficiente alternativa para diminuir este índice de deficiência: A Prevenção!

A identificação precoce é uma alternativa imprescindível, caso ocorram falhas ou impossibilidade de implementação das medidas primárias de prevenção pois, só dessa forma, se suprimem condições que possam agravar o desenvolvimento biopsicossocial da criança (FONSECA, 1991).

As ações preventivas devemser fundamentadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com