TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FESTÃO pÚBLICA

Artigos Científicos: FESTÃO pÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

1. Nesta disciplina, você conheceu os aspectos gerais relacionados à Administração Pública no Brasil. Neste contexto, responda: quais são e em que dispositivo legal estão previstos os objetivos da República Federativa do Brasil? Feito isso, elabore um texto dissertativo (entre 15 a 20 linhas) explicitando sua opinião acerca da validade e aplicabilidade destes princípios na sociedade contemporânea brasileira. Justifique seu ponto de vista e utilize outros recursos de pesquisa para fundamentá-lo, caso necessário. (4,0 pontos)

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 20 mar. 2014.

Já estivemos mais próximos de sermos uma sociedade livre, justa e solidária. Somos livres em determinados aspectos e em outros totalmente prisioneiros de um sistema que só tem por objetivo a arrecadação de impostos. Enquanto os marginais andam soltos e cada vez em maior quantidade, cidadões “honestos” ficam trancafiados dentro de suas casas.

A erradicação da pobreza está sendo feita de forma de distribuição de renda. O Governo distribui o dinheiro enquanto deveria forçar essas famílias a estudar para terem um rumo na vida, assim não passarão uma vida inteira de esmolas e manipulação.

Quanto aos preconceitos, estamos melhorando a cada tempo passado. A maioria das pessoas já não colocam esses critérios acima de qualquer objetivo, graças as leis mais severas e a cultura.

O sucesso de uma sociedade inteligente é a educação e o conhecimento, só assim vamos conseguir superar as desigualdades e promover o bem de todos.

2. No decorrer da disciplina, você conheceu os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Tendo em vista o significado da "prevenção de riscos" na gestão pública que podem afetar o equilíbrio das contas públicas, elabore um exemplo demonstrando as ações a serem tomadas para evitar o desequilíbrio financeiro em um município. (3,0 pontos)

Para evitar o desequilíbrio das contas públicas, o Município deve criar um planejamento e orçamento que antecipe todos os gastos que serão realizados no ano fiscal, sempre priorizando os mais urgentes. Assim, o orçamento deverá ser aprovado e gasto conforme a urgência especificada e dentro da limitação estabelecida.

É importante o Município fazer a reserva para contigências, requisição de verbas extras para eventuais calamidades, imprevistos e catástrofes, assim, ao primeiro imprevisto o orçamento não se comprometerá.

3. Além de instituir uma série de disposições de controle das contas públicas, a Lei de Responsabilidade Fiscal definiu quem são os responsáveis pela fiscalização do cumprimento das suas determinações. Neste sentido, elabore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com