TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO HISTORIA DO SS NA AMERICA LATINA

Ensaios: FICHAMENTO HISTORIA DO SS NA AMERICA LATINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  3.711 Visualizações

Página 1 de 6

CAPÍTULO I

EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL: CONDIÇÕES HISTÓRICAS E ESTÍMULOS

O autor, durante todo este capítulo traz várias questões (e indagações para se refletir) sobre a origem do Serviço Social (profissional) na América Latina.

Ele refere-se que para encontrar uma linha do tempo e explicações para tais questionamentos sobre as “matrizes centrais” (pag.27) da profissão, faz-se mais que necessário este debate.

Em busca da compreensão, ele analisa as teorias cientifícas dos sociólogos Ander Egg, Barriex e Boris Lima.

 Segundo Ander Egg:

“…1925 pode ser considerado o “ano de nascimento” do Serviço Social profissional na América Latina, já que marca a criação da primeira escala da especialidade num país latino-americano. Desde o seu nascimento, o Serviço Social latino-americano recebeu forte e decisiva influência externa Não é surpreendente que a sua concepção tenha sido, basicamente, a de um mero reflexo. Entre 1925 e 1940, aproximadamente, foi tributário da Europa, em especial sob o influxo bela, francês e alemão; a partir de 1940, passou a ter o exclusivo “selo norte-americano”.” (pág.30)

 Segundo Barreix:

“ Em 1925 começa a funcionar em Santiago do Chile a primeira escala de Serviço Social… fundada pelo Dr. Alejandro Del’Rio. O fato de que a primeira escala de Serviço Social da América Latina tenha sido criada por um médico é de fundamental importância …” (pág.30), Neste contexto, para ele, na América Latina, o Serviço Social surge como subprofissão, subordinada à profissão médica.

Na tentativa de diferenciar as etapas, os dois sociólogos distinguem três fases sucessivas: a Assistência Social, o Serviço Social e o Trabalho Social.

 Para Barreix: a etapa da Assistência Social caracteriza-se pelo projeto de fazer o bem com o auxílio da técnica, o Serviço Social em troca, seria aquela forma de ação social que enfatiza, antes de mais nada, a prevenção dos desajustes.

 Para Ander Egg: a etapa beneficente-assistencial (Assistência Social) não é mais que o exercício técnico da caridade, ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de…“…preocupações técnico-científicas, de elevação do estatuto profissional, de psicologização de marco teórico referencial e de tecnicismo pretensamente neutro e asséptico.” (pág. 31)

O autor, mediante as informações acima, verifica a seguinte matriz teórica, no surgimento e desenvolvimento da profissão:

1) Explicada a nível superestrutural e pela conseguência de forças desta (modelo proposto no exterior, outras profissões, influência de personalidades esclarecidas, etc.) sem que seja tomado como a estrutura material de base como núcleo (desenvolvimento de forças produtivas, modo de produção, relações entre classes, etc.)

2) Ocorrem por determinação de fatores “externos” à sociedade latino-americana;

3) A sustentação desta perspectiva é mecanicista (teoria do reflexo). Assim, anulando-se a dialética específica do processo histórico, contraditório e mutável.

O autor traz outros questionamentos sobre essas afirmações já que as mesmas se complementam e contradizem. Como ele mesmo diz: “No conjunto de citações que fizemos, verdades parciais se justapões e se negam.” (pág 32).

Ele ainda afirma que a base explicativa de Egg e Barreix está separada da realidade e do processo de desenvolvimento do continente latino-americano, tendo como base as ações sociais européias.

 Ander Egg: “…Ao lado da indiscutível prosperidade que se registra no século XIX e da acumulação crescente de riqueza pela classe possuidora,começam a preocupar algumas consequências que afetam aos despossuídos. A atenção aos pobres e desvalidos, durante a época da expansão capitalista surge principalmente nos ambientes cristãos (protestantes e católicos), implicando que a assistência social que se organiza então se assemelha àquela desenvolvida na Idade Média.” (pág. 32).

 Barriex: “…Nos fins do século XVIII, um fato novo sacode o mundo: surge na Inglaterra a máquina a vapor, marcando o início do que se denominou “ Revolução Industrial”. A máquina irrompe no cenário social e começa a inundar o planeta com os seus produtos. E o primeiro deles é uma nova classe social: a classe operária; entre seus produtos secundários, contam-se a formação dos grandes e superpovoados conglomerados em torno dos centros industriais, a miséria, a exploração…Esta avalanche de problemas sociais fez com que se tornassem irrisórios os meios que, para equacioná-los, apoiavam-se no ´fazer o bem em nome do bem`. Em face da superação destas formas de ação social, surge (a necessidade) do método, requer-se a técnica.” (pág. 33).

Estas colocações possuem uma base comum: para entender o que aconteceu na gênese da profissão na América Latina o ponto de partida é a Europa.

Mesmo com a fundação, no Chile, em 1925, de uma escola de Serviço Social inaugurando uma nova etapa dentro da profissão, não pode ser igualado à abertura de um processo de identificação como o início de uma profissão. O surgimento das primeiras escolas (1925 no Chile, 1936 no Brasil, 1937 no Peru), somente mostra momentos específicos de amadurecimento.

1. Dinâmica de classes e profissionalização do Serviço Social

O Chile, nos anos 20, segundo o autor, apresenta-se uma etapa histórica decisiva, com a ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentadas pela exploração da força de trabalho (através do regime de assalariamento), pela dinamismo do processo da industrialização e pela crescente entrada de capitais norte-americana (estratégia para substituir a hegemonia inglesa e para integrar as economias latino-americanas no mercado capitalista). Diante deste quadro, os trabalhadores começam a se organizar (com ideias socialistas, tomando como exemplo a experiência russa de 1917), aumentando assim o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com