TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FSC Certificação е Sustentabilidade

Artigo: FSC Certificação е Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  Artigo  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O FSC é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos. A organização é mantida por meio de taxas e doações. Os empreendimentos comerciais pagam taxas às certificadoras, as quais, por sua vez, pagam taxas ao FSC. Para manter sua legitimidade, a organização não permite a associação de governos e não aceita contribuições de empresas.

Essa ferramenta foca na gestão responsável de florestas com o intuito de trazer para as empresas a sua eficácia em sustentabilidade. O sistema de certificação florestal do FSC é o de maior credibilidade internacional, tanto no setor corporativo com em entidades ambientais e grupos sociais. Sua certificação permite que consumidores e empresas façam decisões de compra que tragam benefícios sociais e ambientais, além de ser um agregador de valor econômico. A organização que obtém esse selo de certificação ganha valor no mercado por estar praticando ações sustentavelmente responsáveis.

Essa certificação faz valer a legislação ambiental na prática, minimiza o impacto no meio ambiente, no sentido de fiscalizar se o manejo florestal está sendo realizado corretamente, e, principalmente evita fraudes ou pelo menos mitiga ações a favor da ilegalidade nos processos de exploração da madeira.

É necessário a certificação nesse setor porque o quadro ambiental em que se encontra o mundo é bastante preocupante. Esse setor é o terceiro maior emissor de gases do efeito estufa, o que causa diretamente o aquecimento global, uma das grandes preocupações mundiais. Por isso, o monitoramento, controle e fiscalização nessa área é tão importante, visto que gerencia um manejo florestal consciente e responsável.

O certificado FSC é um instrumento de adesão voluntária e baseado no mercado. Seu selo garante que produtos florestais vieram de fontes responsavelmente geridas e foram verificados ao longo de toda a cadeia de produção. Seus indicadores são baseados em princípios e critérios do FSC, os quais descrevem como as florestas devem ser geridas para atender necessidades sociais, econômicas, ambientais, culturais e espirituais.

O selo FSC é o elo entre a pr

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »