TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS

Casos: FUNDAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

DIALÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL

Marx examinou minuciosamente a sociedade moderna até o século XVIII. Ao longo de sua pesquisa Marx concluiu que não aceita o homem sem base material. No marxismo o homem passa a ser visto como um conjunto de suas relações sociais levando em consideração sua luta constante.

Segundo Althusser, prática é uma transformação que se efetua através de trabalho humano que não se restringe apenas a prática cientifica. E ressalta que toda disciplina pode realizar uma prática-teórica faz parte da definição geral de prática.

O serviço Social faz referência a uma pratica ideológica ou seja, conhecimento da realidade concreta feita por meio de recursos teóricos mais compreensivos. Assim o entendimento através da orientação dialética não se constrói. Mas um trabalho teórico é determinado até ter base concreta. Segundo Netto (2009), Marx mostra que é preciso ter ideia do que é o concreto.

A economia se destaca como cada uma das partes que completam um todo, esta construção tem como base a relação dialética entre teoria e pratica seu conteúdo se configura com a ação profissional com alusão a totalidade social. Desta forma a dialética explica o sentido Althusseriana.

A especialidade da dialética marxista é encontrada no conhecimento de prática politica. Luta de classe. Para esclarecer a contestação e especificidade é vista através da distinção entre contradição principal e secundária, assim não existe uma essência originaria. Há uma unidade que pode considerar vários pontos de vistas, para que uma possa reprimir a outra sendo assim essencial á sua complexidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com