TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Exames: FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  3.617 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Indaiatuba

Graduação em Pedagogia

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada

Lisnéia Vieira

Gestão escolar: aspecto neoliberal

Cada vez mais as discussões realizadas pelos profissionais da área de educação acerca da qualidade da educação no Brasil apontam a Gestão Escolar com práticas democráticas participativas como possibilidade de mudanças significativas na aprendizagem dos alunos. Tais discussões são realizadas principalmente pelas escolas públicas e ganharam cada vez mais força no cenário educacional.

Em meados dos anos 70 o que existia, e de certa forma ainda existe, são os discursos neoliberais, o qual a ideia de qualidade educacional é associada aos princípios mercadológicos de produtividade e rentabilidade, introduzindo nas escolas uma intenção de competitividade no mercado de trabalho. Deste modo, o modelo neoliberal defende a qualidade educacional voltada à produtividade, e com um estilo propugnador, amparar uma nova estrutura da escola de acordo aos seus interesses, isso faz lembrar o que salienta Marrach (2002) sobre o raciocínio neoliberal:

O raciocínio neoliberal é tecnicista. Equaciona problemas sociais, políticos, econômicos como problemas de gerência adequada e eficiente ou inadequada e ineficiente [...] Não leva em conta a diferença social existente entre ambas, nem a magnitude do capital econômico e cultural de cada uma (MARRACH, in GHIRALDELLI Jr., 2002, p. 42).

Assim, partindo do pressuposto de que a gestão escolar com ênfase na democracia e participação é uma alternativa para romper paradigmas, presumindo ainda que tal gestão quando adotada reflete no desenvolvimento da aprendizagem, faz-se necessário uma análise acerca de realidade vigente no âmbito escolar no que tange a gestão democrática do ensino público. A principal linha de análise são as mudanças às quais passaram a educação até chegar às discussões sobre a democratização da gestão escolar.

Este processo de mudanças ocorre sempre dentro de um contexto de relações sociais, o que permite afirmar que o fenômeno educativo não ocorre por acaso. Saviani (2006) já percebia esta característica da educação ao postular que a educação emerge como um instrumento que tem por função de reforçar os laços sociais.

Seria ingênuo, no entanto, acreditar que a educação redime a solução de todos os problemas sociais, mas, é certo que possui importantes instrumentos que podem contribuir com consolidação da democracia e equidade de oportunidades para todos. Isso implica uma equipe gestora atenta precavida a esse aspecto da educação escolar, pondo em prática ações que influencia de maneira positiva na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos como cidadão. Pois, como coloca Saviani (2006), o processo educativo é passagem da desigualdade à igualdade. Só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto como democrático sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e a democracia como realidade no ponto de chegada. (SAVIANI, 2006, p. 78)

Neste sentido, são vários caminhos possíveis, cada unidade escolar deve avaliar entre esses caminhos, aquele que possibilite chegar à sonhada educação de qualidade para todos, entendido como educação de qualidade toda aquela focada no pedagógico o qual, juntamente com a melhoria do ensino-aprendizagem chega à culminância na qualidade social da educação, contribuindo com a formação do cidadão crítico, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes que potencializam a qualidade desse sujeito na sua relação com a sociedade, com a natureza e consigo mesmo.

Gestão Escolar: implicações na qualidade da educação.

Os objetivos sociais e de aprendizagem da escola dependem muito das ações provenientes da Gestão escolar, base fundamental para o sucesso da escola. Nesse sentido a gestão vem adquirindo importância crescente no novo cenário educacional cheio de reformas exigidas pelas transformações do mundo contemporâneo. Partindo dessa constatação, cabe compreendermos o que é gestão, quais seus fundamentos e práticas.

Entre esses autores trazemos Gadotti (2001) que defende a gestão democrática como ponte à aprendizagem, ele afirma que há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática, a primeira dessas razões é porque a escola deve formar para a cidadania e a segunda razão consiste no fato de que a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o ensino.

Assim, um aprendizado na gestão democrática seria o desenvolvimento dos valores democráticos, ético e morais. A culminância desse aprendizado é a qualidade da educação referenciada no social, que se constitui com a formação do cidadão no mundo, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes que potencializam sua relação social.

Evidência assim, que a partir das necessidades da sociedade, ao longo da história a educação teve que assumir um novo perfil para atender às demandas de uma realidade diferenciada, que propõe uma educação com qualidade social, na qual, todos estejam envolvidos. Daí a precisão de entendermos as principais mudanças ocorridas nos últimos anos e a relação com o processo de gestão e aprendizagem no cenário educacional.

Conceito de Gestão Escolar

A compreensão do conceito de Gestão Escolar marca um dos eixos desta pesquisa, sendo assim, foi nossa linha condutora permitindo encontrar resposta para as nossas indagações. Nesse entendimento são várias as perspectivas que se revelam: concepções, ideias, limites e possibilidades.

Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implementação das escolas, compromissado com os princípios da democracia e com métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo (soluções próprias, no âmbito de suas competências) de participação e compartilhamento (tomada conjunta de decisões e efetivação de resultados), autocontrole

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com