TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Monografias: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Sociologia e suas contribuições para a educação.

A sociologia estuda o comportamento humano em função do meio que vivem, e busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. Compreender as diferentes sociedades e culturas em grupos e instituições, sendo assim a sociologia é de grande importância para a educação, afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. Segundo Nelson Piletti, a sociologia da educação abrange também o estudo das influências sociais no processo de interação dos indivíduos pela sociedade e comunidade, envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Enfim, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.

A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, o professor vai mediar e apresentar bons rendimentos construindo diferentes análises e gerando saberes nos alunos, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social, os conhecimentos das diferenças étnicas, culturais e regionais, não podem ser reduzidas à dimensão sócio-econômica de classes sociais.

A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios, sejam morais, religiosos, éticos. É um dos objetivos da sociologia, da educação tornar o educador participativo, na contribuição da formação dos jovens no sentido de desenvolver um pensamento crítico e cidadão, além de caracterizar a educação como um bem social, as normas sociais e à cultura local, diminui o valor que as capacidades individuais têm, na constituição de um desenvolvimento coletivo.

Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias.

No que se refere à educação brasileira pensamos no ensino das escolas particulares e das escolas públicas. As escolas particulares trabalham a formação do educando de forma ampla e multidisciplinar, com diferenciadas estratégias pedagógicas amparadas por recursos tecnológicos e culturais. As escolas públicas na maioria das vezes estão sem condições de oferecer o mínimo de qualidade na formação escolar dos alunos, as desigualdades sociais estão muito presentes em nosso sistema educacional.

A escola deveria fornecer com igualdade, o ensino para todos, sendo um espaço que é tão social. Mas por uma estrutura social envolvendo todos os indivíduos (político, religioso e cultural), estes indivíduos ainda presenciam dentro do ambiente escolar as desigualdades sociais.

A Sociologia da Educação no cotidiano escolar questões: ensino, cultura e sociedade.

Conforme estudos realizados sobre a sociologia, vimos que sociologia é o estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem, ou seja, é responsável por pensar sobre o desenvolvimento humano e o processo de interação entre seus vários grupos.

A educação é uma das grandes responsáveis pela transformação do ser humano e essa transformação passa do indivíduo para um contexto social, porque a partir do momento da transformação individual essa transformação se refletirá no meio social, sendo assim a educação torna-se importante meio de emancipação do homem, levando-o a uma participação mais ativa na sociedade e a tornar-se autônomo e com isso torna possível grandes mudanças sociais, assim sendo a educação é um instrumento capaz de preparar e modificar o futuro não só do homem, mas também ajudar na construção de um ideal coletivo que levará a importantes mudanças sociais.

Quando compreendemos a construção de condutas dentro do complexo contexto social nos tornamos capazes de posturas mais abrangentes e criticas com relação ao mundo que nos cerca.

A educação faz parte da estrutura da sociedade, sendo uma herança histórico-social, desde a educação familiar (mais espontânea, materna, com ênfase mais na moral que procura desgastar na medida do possível nossos instintos mais egoístas) até a educação formal, que procura mostrar-nos como viver em sociedade e como sermos capazes de contribuir para a nossa própria sobrevivência, afinal a educação tem papel impulsionador no processo de crescimento econômico e é instrumento de oportunidades e redistribuição de bens e serviços, assim podemos perceber que as praticas pedagógicas estão diretamente relacionadas à estrutura social a que pertence, a escola de um modo geral tem procurado fazer seu papel de socializador do individuo, mas isso também acaba gerando alguns conflitos.

Filme:

“Entre os muros da escola”

O filme trata de uma questão bastante pertinente, diante da busca dos professores pela melhor maneira de alcançar os alunos, considerando muitas vezes, a falta de interesse e indisciplina dos mesmos.

A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com