TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Sociedade

Exames: Familia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Transformações da família na sociedade atual

Houve grandes transformações na família. Houve grande evolução familiar desde a Nova Constituição de 1988 onde a família se tornou um grupo cada vez menos organizado e hierarquizado e cada vez mais se fundia na afeição mútua.

Essas transformações familiares variam de acordo com as transformações da sociedade. Mudanças de uma sociedade rural na qual se destacava a família patriarcal e fechada em si mesmo para uma sociedade com implicações de mobilidade social, geográfica e cultural.

Existem alguns modelos de família. Há a família nuclear, que é a família fechada, bem parecido com o modelo da família burguesa do século XIX. A família tinha por missão a conservação dos bens, a pratica de um oficio comum a todos e a ajuda mútua onde homem e mulher não podiam viver separados. As trocas afetivas eram feitas por terceiros com possibilidade de se manifestarem livremente em seu meio. Há também a família extensa (consanguínea), unilateral e monoparental.

Algumas culturas influenciaram a formação da família no século XX. Da família romana temos a autoridade do chefe, onde a submissão da esposa e dos filhos ao pai confere ao homem o papel de chefe. Da cultura medieval perpetua- se a caráter sacramental do casamento religioso do século XVI. Da cultura portuguesa, temos a solidariedade, o sentimento de sensível ligação afetiva, abnegação e desprendimento (RIGONATTI, 2003). No século XX temos a família pós- moderna ou pluralista devido aos tipos alternativos de convivência.

A família pode ser vista como sistema no qual se conjugam valores, crenças, conhecimentos e práticas. Cada grupo familiar tem sua cultura onde s tem o conjunto próprios de símbolos , valores, crenças e define as relações internas e externas de seus membros.

O diálogo é essencial para compartilhar experiências, conhecimentos, sentimentos e necessidade, tanto da família em conjunto e seus membros em particular. As pessoas podem expressar suas individualidades, trocar experiências e fixar valores e crenças em comum.

O conceito de família pode variar de acordo com o contexto social, político e familiar em que se esta inserido, alem de levar em conta as questões de desigualdade racial, regional e os macro- processos na mudança da sociedade brasileira. As alterações no papeis sócias influenciam a organização da família (mulher no mercado de trabalho e homem para o serviço domestico).

Para alguns autores a família esta em decadência devido a inserção massiva da mulher no mercado de trabalho, união entre pessoa do mesmo sexo e maior controle da taxa de natalidade.

Não há um modelo certo e que deva ser seguido pela sociedade de família ideal. As pessoas são diferentes devido ao seu histórico, crenças valores, consequentemente os modelos familiares são diferentes. Na sociedade atual as pessoas são mais individualistas, não como egoísmo, o que torna a família muito mais preocupada com o membro ao invés do grupo. O respeito as diferenças atualmente são bem mais levados em conta na família contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com